Como isentar a taxa da 2 via do RG?
Como isentar a taxa da 2 via do RG?
Artigo 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a isentar de pagamento de taxa para a emissão de 2ª via da Carteira de Identidade as pessoas idosas com mais de 65 anos (se homem), 60 anos (se mulher) e desempregados há mais de 3 meses.
Como fazer carteira de identidade de graça?
Mas existem casos em que a pessoa tem direito a tirar o RG gratuitamente; veja abaixo:
- Cidadãos que se declararem pobres.
- Homens acima de 65 anos.
- Mulheres acima de 60 anos.
- Desempregados há mais de 3 meses (precisa apresentar carteira de trabalho atualizada)
- Erro na digitação do RG constatado no prazo de 90 dias.
Quem tem direito a segunda via do RG gratuito?
Qualquer cidadão que tenha seu RG roubado tem direito a solicitar a emissão de uma 2ª via sem pagar a taxa. Para os idosos que forem emitir pela 1ª vez o RG com a marcação de MAIOR DE 65 ANOS.
Como solicitar a segunda via do RG?
Como solicitar a segunda via do RG? O serviço para emissão da segunda via do RG deve ser agendado pela internet no caso de quem for fazer no Poupatempo, que hoje é um dos órgãos mais indicados para isso. E o site específico para isso vai depender do seu estado. No caso de São Paulo, por exemplo, o link direto é esse aqui.
Como Tirar a segunda via do RG?
Portanto, tirar a segunda via do RG é uma ideia inteligente. E o melhor é que dá para fazer isso de graça. Lembrando que a orientação é para que, caso haja a perda de qualquer documento, a pessoa vá até a delegacia de polícia para fazer um Boletim de Ocorrência.
Como fazer o pagamento de segunda via de RG?
Para agendamentos de pedidos de segunda via de RG feitos pela internet, o pagamento pode ser feito por internet banking ou boleto bancário. Se a pessoa deixa para pagar na hora, a taxa tem de ser recolhida nos postos fixos do Poupatempo com dinheiro ou cartão de débito de qualquer banco.
Quem tem direito a tirar o RG gratuitamente?
Mas existem casos em que a pessoa tem direito a tirar o RG gratuitamente; veja abaixo: Cidadãos que se declararem pobres Homens acima de 65 anos Mulheres acima de 60 anos