Quais são as formas de fazer sincronização de cio e parto?
Quais são as formas de fazer sincronização de cio e parto?
Pela técnica as vacas têm a ovulação induzida, e a inseminação pode ser feita com data marcada, tudo com a maior naturalidade, apenas com a utilização de produtos específicos. A forma de aplicá-los nos animais depende de fatores como, a raça, a idade, a condição corporal e o número de crias.
Qual hormônio que é usado para realizar a sincronização de cio?
PGF2a A PGF2a é o principal hormônio utilizado para controlar o ciclo estral, atuando através da regressão do corpo lúteo. Estudos demonstram grande taxa de sucesso (regressão do corpo lúteo) quando a PGF2a é injetada por via intramuscular entre os dias seis a 17 do ciclo estral.
Como induzir cio vaca?
Para mudar esse quadro, temos uma dica para diminuir o tempo de parto e antecipar o período de fertilidade da vaca na propriedade. Passados os 45 dias do parto, o produtor deve fazer um desmame temporário. O bezerro será separado da matriz em outro pasto, onde a vaca não o possa ver, sentir o cheiro e nem o ouça.
O que é sincronização de estro?
A sincronização do estro representa a manipulação do ciclo estral num grupo de fêmeas para induzir grande percentagem delas a ovular e mostrar estro, dentro de um período de tempo predeterminado. As vacas podem então ser inseminadas com base na apresentação do estro ou, alternativamente, em horário pré-fixado.
Quais os principais métodos para a sincronização do ciclo estral?
Várias são as metodologias utilizadas para a sincronização do estro e ovulação, como por exemplo, a aplicação sistemática de PGF2α, o protocolo ovsynch e os protocolos a base de progestágenos.