Como fazer substrato caseiro para morangos?
Como fazer substrato caseiro para morangos?
É utilizado um substrato composto por casca de arroz carbonizada (entre 60% e 70% da mistura) mesclado com composto orgânico curtido (de 40% a 30% da mistura). Esse substrato, após misturado homogeneamente, pode ser inserido em bolsas plásticas, conhecidas como slabs, ou aplicado em calhas (madeira ou plástico).
Como deve ser a terra para plantar morango?
A terra para cultivo de morangos precisa ser preparada. Não é recomendado usar a que você tem no seu quintal. O ideal é apostar no solo arenoso-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH mais ácido, o preferido dessas frutas. O pH do solo deve estar entre 5,5 e 6,5.
Qual o substrato para o preenchimento dos slabs?
Os substratos utilizados no preenchimento dos slabs vão depender das intenções de cada produtor, cultivares escolhidas para a produção e da região onde o sistema está implantado. O ideal é que o produtor utilize aqueles que sejam economicamente viáveis para a atividade e que estejam disponíveis na região, fazendo as misturas necessárias.
Quais são os tamanhos de slabs?
Existem várias opções e tamanhos de slabs, como o de 45 cm de largura e 70 cm de comprimento, com formato achatado, que possibilita duas linhas de plantio.
Quais são as vantagens do uso de slabs?
Entre as vantagens de sua utilização estão a colheita antecipada, a diminuição da mão de obra, a melhor coloração e uniformidade dos frutos e a possibilidade de adequar a adubação e realizar colheitas programadas durante o ano. Conheça mais vantagens do uso de slabs e confira como utilizar esta técnica para o sucesso de sua produção:
Quais são as embalagens para o acondicionamento do substrato?
As embalagens para o acondicionamento do substrato podem variar quanto ao tamanho e, conseqüentemente, quanto ao número de plantas que o mesmo suportará. Os tamanhos mais utilizados são de 0,3 x 1 m de comprimento e 0,3 x 0,35 m, para comportar oito e quatro plantas, respectivamente.