Como fazer o teste de cetonúria?

Índice

Como fazer o teste de cetonúria?

Como fazer o teste de cetonúria?

Como é feito o exame A quantidade de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de exame de urina convencional, em que se pode observar a mudança de cor na fitinha utilizada nesse exame, indicando cetonúria.

O que estimula a cetonúria?

Envenenamento por isopropanol; Anestesia com éter ou consumo de álcool; Desidratação, por baixo consumo ou aumento na perda de líquidos.

O que quer dizer cetona no exame de urina?

Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.

Como medir a cetose na urina?

Faça o xixi no copinho de coleta e encoste a fita na urina contida no copo ou encoste a fita direto no jato do xixi (não encoste a fita nos primeiros pingos do xixi, deixe o xixi inicial sair primeiro). Aguarde 15seg. Compare a cor da fita com os resultados na caixa. Tipicamente, quanto mais escuro, melhor.

Como dosar corpos cetônicos?

As cetonas no sangue podem ser medidas em um laboratório ou com um monitor portátil. O exame feito no laboratório usa soro, a parte líquida do sangue coagulado, e em geral mede apenas o acetoacetato. O beta-hidroxibutirato pode ser pedido como um exame de sangue separado.

Qual exame detecta cetoacidose diabética?

Os exames laboratoriais iniciais são os mesmos indicados para o paciente diabético que chega em estado de cetoacidose diabética: Glicemia. Glicosúria / Cetonúria (Glicose/Cetona na urina) Eletrólitos (Sódio, Potássio, Cloreto, Cálcio, Magnésio, Fósforo)

O que pode causar a Cetonúria?

A cetonúria, nome dado à presença de corpos cetônicos na urina, acontece quando o corpo não consegue utilizar glicose (açúcar) para gerar energia, seja pela falta desse nutriente na corrente sanguínea ou por problemas metabólicos, como no caso do diabetes.

O que significa corpos cetônicos ausente na urina?

Corpos cetônicos na urina podem ser sinal de diabetes descompensado, desnutrição, jejum prolongado, dietas muito rigorosas ou qualquer outra situação que tenha levado o corpo a utilizar gordura como fonte de energia, como, por exemplo, a prática de exercício físico intenso.

O que significa bilirrubina ausente na urina?

Bilirrubina na urina é um sinal de doenças no fígado, na vesícula biliar ou distúrbios no sangue, já que em condições normais a bilirrubina não costuma estar presente na urina. Podemos citar como causas comuns: hepatites, cirrose, câncer de fígado, anemia falciforme, tumores ou cálculos biliares.

Qual a causa da cetonúria?

A partir da identificação da causa de cetonúria, o médico pode indicar o uso da insulina, reposição de líquidos por via intravenosa ou a adequação da alimentação, de modo que contenha quantidades ideais de carboidratos, proteínas e gordura na dieta.

Por que o médico deve estar atento à cetonúria?

O médico especialista em atenção primária, no entanto, deve estar atento para a existência de algumas outras condições que podem estar por trás de cetonúria, como: Diabetes melitus, Hipertireoidismo, Glicosúria Renal e Doenças de Armazenamento do Glicogênio.

Qual a quantidade de corpos cetónicos por dia?

Em situações normais, a cetonúria não ultrapassa a excreção de 1 mg de corpos cetónicos por dia, sendo que este valor aumenta proporcionalmente ao valor de cetonemia (quantidade de corpos cetónicos por litro de sangue).

Quais são os corpos cetônicos no fígado?

Corpos cetônicos são substâncias produzidas pelo metabolismo dos ácidos graxos e carboidratos no fígado.

Postagens relacionadas: