Como fazer um teste de testar alternador?
Índice
- Como fazer um teste de testar alternador?
- Quais são as peças de um alternador?
- Como testar a bobina de campo do alternador?
- Como testar o condensador do alternador?
- Como resolver o problema do alternador?
- Quais os componentes do estator?
- Como são ligados os diodos dentro do alternador?
- O que é alternador pilotado?
- Como fazer um teste de bateria e alternador?
- Como verificar a voltagem do alternador?
- Como ver o medidor do alternador?
- Como desinstalar o alternador?
Como fazer um teste de testar alternador?
O teste com o voltímetro ou multímetro se dá não no próprio alternador, mas na bateria do veículo. Com o motor desligado, conecte o aparelho à bateria. Esse teste é importante para saber se a bateria não está com carga baixa demais para realização do teste do alternador.
Quais são as peças de um alternador?
Componentes do Alternador
- Polia: Responsável pelo contato com a correia, que vai acionar o eixo e transmitir o movimento do motor térmico.
- Mancal Dianteiro: Sua função é dar o suporte para o rotor e estator e assegurar a fixação mecânica do alternador no bloco motor.
Como testar a bobina de campo do alternador?
Para realizar o teste: Selecionar a opção mais baixa de resistência do multímetro; Encostar as duas ponteiras do multímetro uma na outra para verificar o valor da resistência das ponteiras. Diminuir este resultado do valor obtido da resistência do rotor.
Como testar o condensador do alternador?
Teste do capacitor (condensador): O capacitor, popularmente chamado de condensador, amortece os picos de alta tensão gerados pelo alternador evitando interferências na eletrônica do carro. Sua capacitância pode ser medida com um multímetro adequado. O valor é cerca de 0,5 uf (microfarad).
Como resolver o problema do alternador?
Também, podem haver problemas nas peças internas do alternador sendo o mais comum a escova baixa. Quando isso acontece, deve-se trocar o regulador de voltagem inteiro, pois as escovas funcionam presas ao regulador de voltagem. Outra peça que pode apresentar problemas é a mesa retificadora de diodos.
Quais os componentes do estator?
O estator é composto de bobina de pulso, bobina de luz e em modelos de motos mais antigas, possui bobina de força. “Juntamente com o volante tem a função principal de gerar energia para funcionamento da moto. O componente também gera uma tensão alternada para o regulador/retificador fazer a carga de bateria.
Como são ligados os diodos dentro do alternador?
Os diodos são feitos em silício ou germânio, e sua característica é permitir passagem de corrente em apenas um sentido. Para estatores conectados em Y a placa de diodos possui seis diodos, três ligados positivamente a cada uma das três bobinas e três ligados negativamente a cada uma das três bobinas.
O que é alternador pilotado?
Trata-se de um sistema de carga inteligente, cujo objetivo é gerar energia de forma mais eficiente para atender às várias situações que os veículos são submetidos em sua utilização.
Como fazer um teste de bateria e alternador?
Mas se você está antenado com o bom funcionamento do seu carro, há outras opções também. Este teste ajudará você a fazer um diagnóstico geral da saúde da bateria e do alternador. Alguns veículos mais modernos podem ter sistemas computadorizados de controle de energia e podem exigir testes adicionais.
Como verificar a voltagem do alternador?
Você precisará medir a voltagem para verificar o alternador. Verifique a bateria primeiro. A bateria é necessária para ligar o veículo, que, ligado, gira o alternador a uma velocidade suficiente para manter a bateria carregada.
Como ver o medidor do alternador?
Verifique o medidor do alternador se o seu carro é equipado com ele. Ligue o ar do ar condicionado ou do aquecedor, os faróis e qualquer outro acessório que faça o alternador trabalhar, e fique olhando o medidor pra ver se a voltagem ou amperagem diminui.
Como desinstalar o alternador?
Desinstale seu alternador e leve com você para a loja. Mesmo que você conclua que o alternador não está funcionando, a origem do problema pode ser outra. Você pode ter um fusível queimado, uma transmissão ruim ou um regulador de voltagem com defeito, por exemplo.