Como fazer teste de resistência com multímetro?

Índice

Como fazer teste de resistência com multímetro?

Como fazer teste de resistência com multímetro?

Para medir um resistor é bem simples, sendo necessário selecionar a faixa do multímetro que mede resistência e colocar as pontas de prova nos terminais do resistor. Se o valor do resistor for mais alto que a escala selecionada, irá aparecer no visor do multímetro o numero 1, representando infinito.

Como medir resistência de cartucho?

Outro valor que da para se conseguir com facilidade é a Resistência(R), basta colocar o multímetro(se ainda não tem um compre, pois sempre vai precisar) na medição de Ω e em uma escala pequena como a de 200. Então coloque cada uma das pontas de prova(COM e V/mA) em cada lado do cartucho(a ordem na importa).

Como medir a resistência Ôhmica?

Em termos matemáticos, a fórmula é V = R. I. Sobre a corrente elétrica, ela é verificada quando a intensidade da corrente elétrica é igual à divisão da diferença de potencial dos terminais de um determinado circuito. Sua fórmula é I = V / R.

Como saber se uma resistência está boa?

Ligue o multímetro e selecione a melhor amplitude para testes. A resistência de determinado componente pode ir de ohms (1 ohm) a megaohms (1.000.000 ohms). Para obter uma leitura precisa da resistência, você deve colocar o multímetro na amplitude apropriada ao componente em questão.

Qual a escala de resistência?

Múltiplos e submúltiplos
SímboloNomenclatura do INMETROEscala curta
quiloohm kiloohmMil
hectoohmCem
daΩdecaohmDez
ΩohmUnidade

Qual escala para medir resistência?

Uma escala de 1k (1000 Ohm), por exemplo, é adequada para medir resistências mais próximas desse valor, como 820 Ohm, e menos adequada para resistências de menor valor, como de 80 Ohm. O ohmímetro analógico tem a necessidade de ajuste interno a cada vez que se utilizar uma nova escala.

Como fazer o teste de continuidade com o multímetro?

O teste de continuidade nada mais é do que um teste de resistência, caso a resistência seja extremamente alta, ou seja, circuito aberto, nada acontece, mas se a resistência for zero, consideramos como circuito contínuo, e nesta situação o multímetro emite um sinal sonoro. Aprenda como fazer teste de continuidade com o multímetro.

Como fazer o teste de fusíveis com multímetro?

O teste de fusíveis com um multímetro é comparativamente simples de se fazer e o componente em questão é barato e fácil de manusear. Muitos tipos de fusíveis permitem uma inspeção visual que pode confirmar se o componente ainda funciona.

Quando as pontas de prova entram em contato com o multímetro?

Quando as pontas de prova entram em contato uma na outra a leitura indica o valor zero, ou seja, significa que o circuito está fechado. Nesta situação o multímetro emite um sinal sonoro de alerta, toda vez que o sinal de alerta estiver sendo emitido significa que o circuito ou cabo possui continuidade, não está rompido.

Como determinar se a resistência está dentro do intervalo permitido?

Para determinar se a resistência está dentro do intervalo permitido para esse resistor, não se esqueça de levar sua tolerância em conta. Caso o resistor apresente um valor dentro da faixa de tolerância, reconecte-o ao circuito. Faça isso pressionando-o no lugar onde ele estava anteriormente encaixado.

Postagens relacionadas: