Como fazer ohmímetro com Arduino?

Índice

Como fazer ohmímetro com Arduino?

Como fazer ohmímetro com Arduino?

Tudo que você precisa é um Arduino, o resistor que deseja medir e outro resistor com um valor conhecido. Vamos configurar um divisor de tensão com os resistores conhecidos e desconhecidos e medir a tensão entre eles com o Arduino. Em seguida, executaremos um programa que calculará a resistência da Lei de Ohm.

Como se usa o ohmímetro?

Para usá-lo, você deve:

  1. #1: Desligar a energia elétrica do material que você vai medir. ...
  2. #2: Ver se o ohmímetro tem pilhas. ...
  3. #3: Conecte os terminais nas saídas do medidor. ...
  4. #4: Zere o medidor se ele tiver essa função.

Como o ohmímetro deve ser ligado ao circuito?

É ligado em paralelo com o circuito no qual se deseja determinar a tensão, conforme indicado na figura 04. Este aparelho deve apresentar resistência interna elevada a fim de impedir a passagem de corrente através de si.

O que mede o ohmímetro?

O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento.

Como medir tensão da rede com Arduino?

3) Após efetuar o primeiro carregamento do código no Arduino e verificar os valores de tensão apresentados na medição, pegue um multímetro, insira na rede AC para medir a tensão e em seguida faça o ajuste do valor de VOLT_CAL até que consiga uma medição no monitor serial, próxima da medição mostrada pelo multímetro.

Como medir a tensão do Arduino?

Para tomar uma medida de tensão em uma porta do Arduino, é necessário chamar a função analogRead(), essa função retorna o valor 0 para 0V na porta analógica e o valor 1023 para quando a tensão na porta analógica é igual a tensão de referência.

Qual o cuidado que devemos tomar quando estiver realizando a medição da resistência?

CUIDADOS NA MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIAS aTENÇÃO: a) Um ohmímetro nunca deve ser usado para a medição de resistências onde existe tensão, ou seja, no caso de medir resistências que fazem parte de um circuito este deve ser desligado e descarregado.

Como usar o Microhmímetro?

Utiliza o método dos 4 terminais (método de Kelvin) para evitar erros na medição provocados pelos cabos de prova e suas resistências de contato. As leituras de resistência são exibidas em um display alfanumérico com resolução de 4½ dígitos. ... A função "Hold" retém no display o valor medido em um determinado instante.

Como funciona o Miliohmímetro?

O Miliohmímetro usa um sistema de ponta Kelvin de quatro fios por onde passa uma corrente de teste através da ponta de modo que a tensão seja detectada pelo pino central. Este método de teste elimina a resistência de contato e minimiza a possibilidade de erros causados pela resistência dos cabos.

Postagens relacionadas: