O que é o Plano de logística reversa?

Índice

O que é o Plano de logística reversa?

O que é o Plano de logística reversa?

A logística reversa consiste em um programa adotado por empresas para que elas façam a gestão dos seus resíduos sólidos de maneira eficaz, o que inclui a reutilização de materiais após sua venda e consumo no processo produtivo e/ou o descarte destes resíduos em locais adequados.

Como elaborar um projeto de logística reversa?

Há diferentes formas de implantar um projeto de logística reversa. Coletar e reciclar embalagens e produtos que não estão sendo mais utilizados, ou então reutilizar esses insumos é a mais comum delas.

Que resíduos estão sujeitos a logística reversa?

A lei prevê logística reversa para seis tipos de produtos, cujo descarte incorreto causa ainda mais danos ao meio ambiente e põe em risco a saúde da população: pilhas e baterias, pneus, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, agrotóxicos e óleos lubrificantes.

Qual é a diferença entre a logística reversa e as regras do gerenciamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

O PGRS é um programa de gerenciamento de resíduos durante o processo produtivo, enquanto a logística reversa é um processo de recuperação de resíduos após o consumo do produto e descarte dos materiais pelo cliente final. A fiscalização dos sistemas, inclusive, são diferentes.

Quem faz a regulamentação da logística reversa?

A implantação da logística reversaé lei para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de certos produtos. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

Qual é a principal característica da logística reversa?

A logística reversa trata do fluxo de retorno de materiais produzidos, estocados e consumidos pelos clientes consumidores. Esse fluxo de retorno, também chamado de fluxo reverso, podem ser materiais enviados para reciclagem, embalagens para serem reaproveitadas, materiais com excesso em estoque ou avariados.

Qual o principal documento no Brasil que define a logística reversa?

A importância da logística reversa no país e no mundo Existe uma lei (nº 12.305), criada em 2 de agosto de 2010, que se refere à Política Nacional de Resíduos Sólidos, conhecida também como PNRS.

O que é e como funciona a logística reversa?

O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. ... Por isso é comum observarmos tantas propagandas sobre o descarte correto de resíduos. Isso é feito para facilitar essa etapa da logística reversa.

Por que fazer logística reversa?

O senso comum diz que fazer logística reversa significa recuperar produtos e dar um jeito de reciclá-los para reutilizar insumos. Essa é uma ideia muito limitada frente às possibilidades da logística reversa e de seu papel no processo produtivo de uma empresa. A Natura traz um outro exemplo de logística reversa nesse campo.

Como é a logística reversa de produtos de beleza?

A Boticário realiza a logística reversa de seus produtos através do Programa Reciclagem de Embalagens. O programa possibilita que as embalagens pós-consumo de produtos de belezas sejam devolvidas em qualquer uma das lojas do grupo. As embalagens são enviadas as cooperativas de catadores para posteriormente serem recicladas.

Como funciona o programa de logística reversa da Natura?

O programa de logística reversa da Natura existe desde 2007. O objetivo do programa, além de recolher as embalagens pós-consumo é realizar estudos e monitorar o ciclo de vida das embalagens recicláveis. Todas as embalagens recolhidas via logística reversa são enviadas as cooperativas de reciclagem.

Por que a logística reversa é peça chave nesse processo?

Mais uma vez, a logística reversa é peça chave fundamental nesse processo. De maneira geral, a ideia de Economia Circular propõe que a logística reversa seja pensada de forma mais ampla dentro da cadeia de suprimentos de uma empresa, e que não esteja restrita apenas a ações de coleta de resíduos e reciclagem.

Postagens relacionadas: