Como fazer um orçamento BDI?
Como fazer um orçamento BDI?
No cálculo do preço final, o BDI é um componente adicional aos custos diretos. Para chegar ao BDI é preciso apurar uma série de elementos atrelados ao preço da construção. Por isso, é fundamental ter uma boa gestão de obras, o que assegura que não haja distorção de valores ou informações.
O que entra no cálculo do BDI?
Os elementos utilizados no cálculo do BDI são:
- administração central (AC);
- custo financeiro (CF);
- seguros (S);
- garantias (G);
- margem de incerteza (MI);
- tributos municipais (TM);
- tributos estaduais (TE);
- tributos federais (TF);
Quando se aplica o BDI?
Inicialmente o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Engenharia Civil, mas pode ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados. Veja: O BDI na Construção Civil é muito importante quanto se trata de licitações.
Qual a definição do BDI?
Numa outra definição, o BDI é o rateio do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos e também pode ser admitido pela sigla LCI ...
Como realizar o cálculo do BDI?
O cálculo do BDI, quando realizado de forma correta, possibilita que o responsável pelo orçamento detalhe cada item presente no documento. Assim, é fácil identificar e apresentar o custo real de cada item que compôs o projeto.
Como estabelecer as taxas do BDI?
- A Administração, ao estabelecer as taxas correspondentes a cada um dos componentes do BDI, tem o dever de justificar a origem das mesmas em função dos diferentes tipos e porte de obras e analisar a qualificação e a estrutura das empresas que participam de uma licitação.
Como adicionar o BDI para a execução da obra?
Para que esses dados se transformem em orçamento, ou preço de venda, é necessário adicionar o BDI que são as despesas indiretas do construtor ou do profissional responsável pela 2 obra, os encargos financeiros, os tributos federais e municipal e a remuneração ou lucro que precisa ter para assumir a responsabilidade da execução.