Como fazer um aditivo para radiador em casa?
Índice
- Como fazer um aditivo para radiador em casa?
- Para que serve o aditivo de radiador?
- É necessário colocar aditivo no radiador?
- Qual cor de aditivo usar?
- Qual o melhor aditivo para radiador orgânico ou sintético?
- Como trocar o aditivo do radiador?
- Como saber se o radiador funciona bem?
- Como lavar o radiador com regularidade?
- Como limpar o radiador com água?
Como fazer um aditivo para radiador em casa?
O Aditivo para radiadores deve ser exclusivamente usado no sistema de arrefecimento de motores automotivos. Em um recipiente higienizado e seco, adicionar 9730 gramas de Monoetileno Glicol e sob agitação adicionar o Polydisperse HEDP Na2, o Poly BZT 100 / Poly TLZ 100 e o Borax, misturar até total dissolução.
Para que serve o aditivo de radiador?
Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento e eleva o ponto de ebulição da água. Assim, ela passa a ferver em temperatura mais alta. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.
É necessário colocar aditivo no radiador?
“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.
Qual cor de aditivo usar?
Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.
Qual o melhor aditivo para radiador orgânico ou sintético?
O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente. Como o próprio nome do produto já diz em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas.
Como trocar o aditivo do radiador?
O aditivo do radiador tem uma durabilidade padrão. Normalmente, é recomendado fazer a troca do aditivo a cada 30 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. A recomendação é aproveitar a manutenção preventiva e já pedir para o mecânico fazer o escoamento do fluido, limpeza do sistema e troca do aditivo no radiador.
Como saber se o radiador funciona bem?
Veja se o radiador funciona bem e está em bom estado de funcionamento. Procure por grandes manchas de ferrugem, corrosão ou mangueiras e canos furados. Se, por exemplo, você sentir o cheiro de anticongelante ao dirigir, pode ser necessário levar o carro para um conserto maior do que uma simples lavagem.
Como lavar o radiador com regularidade?
Lavar o radiador com regularidade, geralmente uma vez a cada dois a cinco anos, manterá o carro funcionando perfeitamente. Deixe o motor esfriar bem. Caso contrário, você não conseguirá trabalhar.
Como limpar o radiador com água?
Lave o radiador com água. Drenar a peça só removerá pouco mais de 40 a 50% do fluido velho , portanto você precisará lavá-la com água para retirar o resto. Para tanto: Recoloque a torneira no radiador. Coloque uma mangueira de jardim na boca do tanque do radiador e encha o reservatório até enxergar a linha da água.