Quais as características do Pró-labore?
Quais as características do Pró-labore?
O termo pró-labore significa, em latim, "pelo trabalho" e corresponde à remuneração deste administrador por seu trabalho na empresa. Refere-se à remuneração de sócios por atividades administrativas, sendo opcional e diferente da distribuição de lucros ou dividendos.
O que é pro labore suas características e quem pode usufruir dele?
A expressão “pró-labore” vem do latim e significa “pelo trabalho”. O pró-labore é a remuneração que um administrador recebe pelo trabalho desempenhado em sua empresa. Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore.
Por que o pró-labore?
O termo em latim significa literalmente “pelo trabalho”. Ou seja, é o valor que o dono ou sócio de uma empresa recebe pelo tempo e esforço dedicados ao negócio. O pró-labore se assemelha a um salário, visto que o administrador retira mensalmente uma quantia do faturamento da empresa para arcar com suas despesas pessoais.
Como saber quem recebe pró-labore?
Explicar quem recebe pró-labore e se o MEI (microempreendedor individual) está entre eles. Não deixe de conferir ainda a relação do pró-labore com Imposto de Renda, INSS e outros encargos e se é preciso fazer recibo de pró-labore.
Como calcular o pró-labore?
A recomendação é: o valor do salário do dono deve ser o MÍNIMO que ele precisa para pagar as contas e sobreviver. Lembre-se de que, além de ser um custo fixo da empresa, seu pró-labore não é isento de impostos. Outra reflexão bastante interessante que pode ajudá-lo a entender como calcular pró-labore nesse momento é a seguinte:
Qual o pagamento do pró-labore?
E quando as atividades são realizadas por administradores ou sócios, o pagamento é chamado de pró-labore. Você deve nomear em contrato social quais pessoas receberão o pró-labore como forma de pagamento.