Como fazer um sistema de aterramento residencial?
Como fazer um sistema de aterramento residencial?
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Onde é feito o aterramento residencial?
Praticamente todas os padrões no Brasil determinam que o aterramento do neutro na caixa de entrada seja feito por meio de uma ou mais hastes de aterramento, com as respectivas caixas de inspeção.
Como fazer um aterramento elétrico eficiente?
Então, para se ter um sistema de aterramento elétrico eficiente e seguro se faz necessário a instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR). Seguindo essas dicas de como fazer aterramento de acordo com a norma NBR 5410 e fazendo uso adequado dos disjuntores trará mais segurança pra sua instalação.
Qual o dimensionamento de um aterramento elétrico?
Alguns cálculos, como o de dimensionamento de um aterramento, muitas vezes são considerados um assunto para ser resolvidos por um engenheiros eletricista. Fatores como quantidade de hastes, valor da resistividade do solo influenciam o valor da resistência na hora do aterramento elétrico.
Qual a função principal do aterramento elétrico?
Com três funções principais do aterramento elétrico. A primeira função é descarregar as cargas acumuladas na máquina (em suas carcaças) para a terra. A segunda é facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, como disjuntores, chaves, fusíveis, entre outros).
Como é obrigatório o aterramento na eletricidade?
Como é o jeito mais seguro de interferirmos na eletricidade, o aterramento é obrigatório de acordo com a norma NBR 5410, que diz que toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, mas infelizmente a maioria das edificações não possuem aterramento.