Quais são os argumentos jurídicos?
Índice
- Quais são os argumentos jurídicos?
- Qual a importância do argumentar na prática jurídica?
- O que é um argumento fático?
- Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?
- É preciso argumentar para discutir?
- Qual a finalidade do argumento?
- Qual a regra para redigir um argumento?
- Como analisar um argumento?
- Como organizar os argumentos de sua redação?
Quais são os argumentos jurídicos?
A argumentação jurídica, portanto, é a capacidade de exteriorizar o conteúdo da lei e sua relação com o caso concreto, gerando uma interpretação jurídica que seja convincente. Hoje, portanto, o advogado precisa muito mais do que apenas conhecer as leis.
Qual a importância do argumentar na prática jurídica?
A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. ... Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.
O que é um argumento fático?
Um argumento é falacioso quando parece que as razões apresentadas sustentam a conclusão, mas na realidade não sustentam.
Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?
Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.
É preciso argumentar para discutir?
Se a prática do direito tem origem nos conflitos sociais, se o que faz surgir uma argumentação são problemas, e se a sociedade exige uma solução/decisão para os conflitos cada vez mais fundamentada, faz-se necessário um entendimento a respeito do que seja argumentar.
Qual a finalidade do argumento?
Argumento é tudo aquilo que usamos para comprovar um fato, afirmando-o ou refutando-o. A finalidade de um argumento é convencer alguém mudar de opinião ou de comportamento. Geralmente, quando argumentamos, queremos que o outro pense como nós, concorde com o que dizemos ou que faça as coisas como consideramos que elas devam ser feitas.
Qual a regra para redigir um argumento?
“1ª regra: o primeiro passo para redigirmos um argumento é perguntarmos: o que desejamos provar? Qual a conclusão? É preciso não esquecer que a conclusão é a afirmação para a qual estamos a fornecer razões. As afirmações que fornecem razões chamam-se premissas.
Como analisar um argumento?
Para analisarmos cuidadosamente um argumento, isto é, para verificarmos se o mesmo é ou não coerente, bom ou mau, uma vez que não existem verdades absolutas na filosofia, temos que saber analisá-lo. Assim, dado um determinado argumento temos que o avaliar.
Como organizar os argumentos de sua redação?
Você já sabe que os argumentos de sua redação devem ter coerência, mas também é importante dar atenção à qualidade dessas suas informações para que elas tenham uma finalidade bem objetiva e estruturada. Para isso, você pode organizar os argumentos de sua redação em duas categorias: