Quais são as obrigações relacionadas ao contrato de trabalho competem ao jovem aprendiz?
Índice
- Quais são as obrigações relacionadas ao contrato de trabalho competem ao jovem aprendiz?
- Como ficam os contratos de aprendizagem quando há redução no quadro de pessoal da empresa?
- Quais hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem 2 Quem pode atestar o desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz?
- Quais são os tipos de atividades que o jovem aprendiz pode exercer?
- Quais as funções que um aprendiz não pode exercer?
- O que acontece se o jovem aprendiz pedir demissão?
- Por que o contrato de aprendizagem não pode ser prorrogado?
- Será que o jovem aprendiz pode ser demitido?
- Por que o empregado deve pedir demissão?
- Por que o colaborador pode pedir demissão?
- Por que o jovem aprendiz pode desistir?
Quais são as obrigações relacionadas ao contrato de trabalho competem ao jovem aprendiz?
anotação na CTPS; registro de matrícula e frequência na escola, no caso de aprendiz que não concluiu o ensino médio; matrícula em programa de aprendizagem orientado por entidade de formação técnico-profissional metódica (escolas técnicas ou profissionalizantes).
Como ficam os contratos de aprendizagem quando há redução no quadro de pessoal da empresa?
15) Como ficam os contratos de aprendizagem quando há redução no quadro de pessoal da empresa? Os aprendizes não podem ser demitidos em razão da redução do quadro de pessoal, pois os contratos de aprendizagem em vigor se vinculam ao número de empregados existente no momento do cálculo da cota.
Quais hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem 2 Quem pode atestar o desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz?
São hipóteses de rescisão de contrato de Aprendiz: Desempenho insuficiente ou inadaptação do Aprendiz; Falta disciplinar grave; Ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; A pedido do Aprendiz.
Quais são os tipos de atividades que o jovem aprendiz pode exercer?
O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.
Quais as funções que um aprendiz não pode exercer?
Regulamentação permite trabalho de menor na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. O trabalho do menor aprendiz não pode ser realizado em locais prejudiciais a sua formação, desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
O que acontece se o jovem aprendiz pedir demissão?
No caso de pedido de demissão do empregado, mesmo em se tratando de menor aprendiz, orientamos que seja o pedido formalizado de próprio punho, e caso a aprendiz seja menor de idade, conste também assinatura do responsável. A empregada não terá direito ao aviso prévio, também não será descontado.
Por que o contrato de aprendizagem não pode ser prorrogado?
O contrato de Aprendizagem pode ser prorrogado? Resposta: Não, porque o contrato de aprendizagem, embora pertença ao gênero dos contratos de prazo determinado, é de natureza especial.
Será que o jovem aprendiz pode ser demitido?
Novidade para as empresas que estão crescendo e aumentam seu numero de empregados, a dúvida de que se o jovem aprendiz pode ser demitido é algo que gira em volta de várias mentes, tanto destas empresas, como dos próprios adolescentes que participarão do programa.
Por que o empregado deve pedir demissão?
Vale esclarecer ainda, que, caso o empregado peça demissão, ele não terá direito ao seguro desemprego, nem saque do seu FGTS e a multa de 40%, direitos esses devidos aos que foram demitidos sem justa causa. No inicio deste artigo levantei alguns motivos que normalmente levam as pessoas a pedirem demissão.
Por que o colaborador pode pedir demissão?
Diante disso, a depender do caso, os motivos que levaram ou levem o colaborador a pedir demissão poderiam ter sido, na verdade, causas para a rescisão indireta do contrato de trabalho, como por exemplo, atrasos constantes de salário, não depositar o FGTS, maus tratos e etc.
Por que o jovem aprendiz pode desistir?
O mesmo também pode desistir por inúmeros fatores: ter encontrado uma proposta melhor, não desejar mais fazer parte do programa, conflitos no ambiente de trabalho e outros. Porém esta forma de desistência não significa que o jovem aprendiz pode ser demitido por justa causa.