Como tratar Retite actínica?

Índice

Como tratar Retite actínica?

Como tratar Retite actínica?

O tratamento da retite actínica deve, sempre que possível, ser conservador. Na fase aguda, medicação sintomática é geralmente suficiente para alívio dos sintomas. Enema de retenção com corticoides traz alívio do desconforto, além do uso de sulfassalazina. Laser com argônio pode controlar sangramentos maiores.

O que é Proctopatia actínica?

A proctopatia por radiação é uma afecção desencadeada pelo tratamento radioterápico dos cânceres pélvicos e antigamente era chamada de retite actínica. É um processo inflamatório do reto (retite) que perdura por anos, mesmo após o fim do tratamento com radiação dos pacientes.

O que pode causar Retite?

A retite possui origens diversas: doença inflamatória crônica do intestino como a retocolite ulcerativa idiopática ou doença de Crohn, origem infecciosa, medicamentosa ou parasitária. O tratamento será definido a partir da determinação da causa do problema.

O que é colite actínica?

Inflamação do cólon decorrente de radiação (por exemplo radioterapia). Inflamação do cólon decorrente de radiação (por exemplo radioterapia).

Qual o remédio para Retite?

Sasai e colaboradores reportaram o sucesso clínico no tratamento da retite actínica hemorrágica com uso oral de 3 a 4 gramas de sucralfato ao dia.

O que é alteração pós actínica?

A retite actínica (RA) é uma complicação que ocorre em 5% a 20% dos pacientes após radioterapia pélvica de carcinoma da próstata, reto, bexiga, colo do útero, útero e testículos, acometendo, principalmente, o reto.

O que são alterações actínicas?

Alterações actínicas são causadas pela radioterapia, são como cicatrizes que se formam no local irradiado. Podem ou não ter uma importância clínica, como, por exemplo, quando estreitam uma artéria importante.

Para que serve a retossigmoidoscopia?

A retossigmoidoscopia flexível tem como objetivo principal ajudar o seu médico no diagnóstico de doenças do reto e de parte do intestino grosso (colites, pólipos, tumores, lesões vasculares, doença diverticular, etc.).

Quais são os sintomas de inflamação no reto?

Os sintomas da proctite surgem à medida que ocorre a inflamação do reto, sendo os principais:

  • Dor no reto ou no ânus;
  • Dificuldade para evacuar;
  • Diarreia;
  • Sangramento anal;
  • Presença de sangue nas fezes;
  • Vontade de evacuar frequentemente;
  • Presença de muco nas fezes.

Postagens relacionadas: