Como elaborar um briefing de arquitetura?

Índice

Como elaborar um briefing de arquitetura?

Como elaborar um briefing de arquitetura?

Programa de necessidades: o briefing na arquitetura

  1. Quantidade de cômodos.
  2. Planos futuros em relação à família ou à casa (se desejam ter filhos, por exemplo)
  3. Frequência de uso do imóvel.
  4. Hobbies (por exemplo, se gostam de cozinhar ou assistir muita TV)
  5. Quais serão os cômodos mais usados da casa.

Qual o briefing do projeto de arquitetura?

Dentro de um projeto de arquitetura, o briefing nada mais é do que o programa de necessidades. O briefing pode variar de acordo com o tipo de projeto, que pode ser residencial, comercial, institucional ou corporativo.  Durante a conversa inicial, o cliente vai informar quais são os seus sonhos e expectativas em relação ao projeto.

Quais são as diferenças entre arquitetura e briefing de interiores?

Existem muitas diferenças entre o briefing de design de interiores e o de projetos arquitetônicos. Enquanto no projeto de arquitetura há uma expectativa em relação ao imóvel como um todo, em projetos de interiores as necessidades do briefing podem ser muito individuais.

Como fazer um briefing para você mesmo?

Você pode fazer um briefing para você mesmo, mas o normal é ‘brifar’ outras pessoas. Um briefing bem feito é a melhor forma de começar um projeto e ter sucesso. Criar um briefing é muito fácil, se forem usadas as técnicas corretas. Por isso, é tão importante ter um conhecimento prático e entender a importância dessa ferramenta.

Como fazer um briefing de fachada?

É ele quem vai te orientar sobre como projetar, divisão e tamanho dos ambientes, materiais usados na construção, tipos de fachada, método construtivo. O briefing deve reunir todas as idéias que o cliente tem para o projeto. Ele vai servir como um manual de instruções para quem for projetar, seja você ou a sua equipe.

Postagens relacionadas: