Quais as técnicas do cateterismo umbilical?

Índice

Quais as técnicas do cateterismo umbilical?

Quais as técnicas do cateterismo umbilical?

O cateterismo umbilical venoso representa um procedimento de rotina usado em RNs internados em UTIs neonatais. O cateter é inserido pela veia umbilical e progride para o ramo esquerdo da veia porta, o ducto venoso e a veia cava inferior, onde deve ficar posicionado.

Como acontece o procedimento do cateterismo umbilical?

Cateterismo venoso umbilical- o cateter é introduzido na veia umbilical, segue até a veia cava inferior, ficando no nível no diafragma. A medida distância é do umbigo ao ombro.

Como retirar o cateter umbilical?

Técnica: Reunir o material, lavar as mãos, calçar as luvas, expor o cateter a ser retirado e fechar a dânula, localizar o fio de sutura que o fixa e cortá-lo com a tesoura estéril, tracionar o cateter 2 cm, observando sinais de sangramento na base do coto e vasoespasmo dos membros inferiores, comprimir o local até a ...

Quando usar cateter umbilical?

O cateterismo umbilical venoso e arterial no RN representa um procedimento de rotina em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatais. Estes acessos são utilizados para infusão de medicamentos, coleta de amostras de sangue, assim como para monitorização da pressão arterial e venosa central e exsanguíneotransfusões.

Quais os cuidados de enfermagem em relação ao neonato com cateterismo umbilical?

Assim, deve realizar a manutenção diária do cateter, seguindo alguns cuidados de enfermagem como: inserção e localização correta do cateter, manutenção da permeabilidade, troca de curativos na técnica asséptica, vigilância de infecções, infiltrações e outras intercorrências relacionadas à permeabilidade, identificação ...

Como é realizado a Exsanguineotransfusão?

A exsanguineotransfusão do recém-nascido é um procedimentomédico pelo qual o sangue do bebê é removido e substituído por outro, de um doador compatível, para tratar condições clínicas determinadas.

Porque deve ser realizado o acesso venoso?

O acesso venoso permite que sejam fornecidos medicamentos, hidratação, hemocomponentes e nutrientes de forma rápida aos pacientes, diretamente na corrente sanguínea. Por isso, constitui uma das principais vias de administração dessas substâncias em ambiente hospitalar.

Quanto tempo dura um cateter umbilical?

Aconselha-se o 5º dia de vida como limite de permanência máximo para os cateteres umbilicais venosos e arteriais (NN), embora o CDC admita como tempo máximo de permanência 14 dias para o cateter venoso umbilical, e até ao 5º dia de vida para o cateter arterial umbilical, desde que manipulados de forma asséptica (II).

Postagens relacionadas: