Como elaborar uma aula de treinamento funcional?

Índice

Como elaborar uma aula de treinamento funcional?

Como elaborar uma aula de treinamento funcional?

Apenas comece!

  1. manter uma alimentação nutritiva;
  2. treinar no mínimo cinco dias por semana e descansar nos outros dois dias;
  3. repetir cada exercício por um minuto;
  4. fazer intervalos de 30 segundos entre cada dinâmica;
  5. caprichar no aquecimento e no alongamento para evitar lesões.

Como é o circuito funcional?

Ele envolve a integração de todo o corpo para gerar um gesto motor específico em diferentes movimentos realizados, podendo ser feitos em diversos lugares, com diferentes exercícios. O seu trabalho alia atributos como força, equilíbrio, agilidade e capacidade cardiorrespiratória.

Como criar um circuito funcional?

O que realmente faz um circuito ser Funcional?

  1. Defina o objetivo do circuito. Assim como tudo em uma aula de Funcional, nosso circuito precisa ter um objetivo. ...
  2. Escolha os exercícios. Com o objetivo em mente estou livre para definir quais são os exercícios mais adequados. ...
  3. Definir a ordem dos exercícios.

O que é um circuito de ginástica funcional?

No circuito funcional – como o próprio nome diz -, os educadores físicos / professores criam um circuito por aula agrupando exercícios de acordo com a proposta do aluno ou do grupo, trabalhando o corpo de maneira global ou fortalecendo grupos musculares isolados.

Quem pode dar aulas de treinamento funcional?

Quem pode ministrar a atividade - De acordo com a Lei Federal 9696/1998, compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, realizar treinamentos especializados, participar de equipes ...

Quais os objetivos do circuito funcional?

O Treinamento Funcional tem como seu principal foco melhorar o funcionamento do seu corpo no cotidiano, são exercícios eficientes que integrados com a musculação “tradicional” proporcionam benefícios ímpares como: ganho de força e potencia; aumento da massa muscular, aumento de resistência, maior equilíbrio e acelera o ...

Quais são os objetivos do circuito funcional?

Objetivos do treino em circuito funcional

  • Resistência cardiovascular.
  • Força Muscular.
  • Resistência Muscular.
  • Flexibilidade.
  • Coordenação motora.
  • Equilíbrio.

O que é e como fazer o treino funcional?

O que é e como fazer o treino funcional O treinamento funcional é um método de atividade física realizada sem aparelhos da academia, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia.

Como funciona o treinamento em circuito?

O treinamento em circuito trabalha de forma geral as qualidades físicas (resistência aeróbica, flexibilidade, velocidade, entre outras). Então, se você tem como objetivo participar de uma corrida de rua de 10 quilômetros, por exemplo, você precisa treinar corrida, treinar o seu sistema aeróbico de forma específica para alcançar esse objetivo.

Como funciona o treinamento funcional?

Além disso, o treinamento funcional serve também para fortalecer o abdômen, a região lombar, prevenir lesões, diminuir o cansaço e fortalecer os músculos. Os treinos funcionais são intensos, dinâmicos e realizados em circuitos, sendo normalmente estipulado um tempo para realização da série de exercícios sem que sejam feitos intervalos entre os ...

Qual a vantagem do treino em circuito?

Geralmente, os treinos em circuito são mais curtos e dão a sensação de que o tempo passa rápido, pois a sessão é bem dinâmica. Quando feito em grupo, esse tipo de treino é excelente para a interação social. Como falei anteriormente, esse método de treino apresenta mais vantagens que desvantagens, na visão de autores clássicos da educação física.

Qual é o nome do circuito funcional?

O nome “circuito funcional” explica bem o que realmente é isso. É o Treinamento Funcional feito em volta de um circuito de exercícios. Cada um desses exercícios é chamado “estação”.

Postagens relacionadas: