Como podemos identificar as condições de utilização de um extintor?

Índice

Como podemos identificar as condições de utilização de um extintor?

Como podemos identificar as condições de utilização de um extintor?

A importância do selo INMETRO

  1. A cor do selo, que precisa ser vermelha e também auto-adesiva ou estando gravada no corpo do cilindro;
  2. Conter a logomarca do INMETRO;
  3. Conter o número de série do selo;
  4. Conter o número de licença do fabricante;
  5. Conter a identificação do fabricante;

Qual a relação entre a NR 23 e as NBR?

Qual a relação entre a NR 23 e as NBRs? Existem algumas NBRs que estão relacionados com a prevenção e o combate à incêndios porém não são citadas expressamente na NR 23. Segue abaixo a relação de algumas NBRs importantes para atendimento: ... NBR 12962:2016 – extintores de incêndio portáteis.

Qual a relação entre a NR 23 e as instruções técnicas dos Bombeiros?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A NR 23 E AS INSTRUÇÕES TÉCNICAS DOS BOMBEIROS? As empresas não são obrigadas a cumprir apenas o que é estabelecido na NR 23. Cada Estado tem uma legislação específica, elaborada pelo Corpo de Bombeiros local, que formam as Instruções Técnicas, conhecidas como IT.

Quais são os procedimentos para inspecionar um extintor?

Na inspeção deve-se deve verificar:

  1. condições do ambiente a que está exposto o extintor de incêndio, quando aplicável;
  2. identificação do fabricante do extintor de incêndio, gravada de forma indelével no recipiente ou cilindro;

Quem pode manusear extintor?

Sim! Qualquer pessoa está apta a se deparar com um sinistro e ter a necessidade de manusear um extintor de combate a incêndio, porém existe algumas recomendações a qual todos devemos nos orientar. A primeira coisa a fazer em caso de incêndio é acionar o corpo de bombeiros.

O que é a Norma Regulamentadora 23?

A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. ... O objetivo da NR-23 é proteger as pessoas, o patrimônio e combater um incêndio ou início de incêndio, uma vez que a situação já tenha sido desencadeada.

Quais são as disposições gerais da NR 23?

23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

O que deve ser feito em caso de incêndio conforme NR 23 *?

A NR 23 determina que, quando identificado um foco de incêndio, o sistema de alarme deve ser acionado; o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente; e as máquinas e aparelhos elétricos devem ser desligados, com exceção dos que não possam ser interrompidos por medidas de segurança.

Como avaliar os extintores de incêndio?

A avaliação do desempenho dos extintores de incêndio deve ser realizada de modo a verificar se os extintores atendem aos requisitos de desempenho estabelecidos nesta norma.

Como deve ser feita a inspeção ou verificação do extintor?

A inspeção ou verificação deve ser feita de forma mensal pelo proprietário ou responsável pela manutenção do local ou edificação em que o extintor está localizado. O procedimento como dito anteriormente deve ser feito observando as condições externas de pintura e conservação do cilindro bem como indicadores de pressão e lacre do equipamento.

Como é feita a manutenção dos extintores?

A manutenção dos extintores está dividida em 3 níveis, sendo eles: Normalmente neste procedimento é feito a inspeção técnica diretamente no local onde o extintor está instalado. Realizada a limpeza, reaperto e/ou substituição de componentes do extintor não submetidos à pressão;

Qual a massa do extintor de incêndio?

No caso dos extintores de incêndio com cargas de dióxido de carbono (CO2), os registros da massa do extintor de incêndio completo com carga (PC) e da massa do extintor vazio (PV) indicados na válvula;

Postagens relacionadas: