O que é contrato de permuta de imóveis?
Índice
- O que é contrato de permuta de imóveis?
- Como funciona o contrato de permuta?
- Quando usar contrato de permuta?
- O que deve constar no contrato de permuta?
- Qual a validade de um contrato de permuta?
- Como funciona a permuta de imóveis?
- Como é o contrato de permuta?
- Qual a permuta de imóveis descriminados?
- Por que não faz permuta?
O que é contrato de permuta de imóveis?
Uma possibilidade é utilizar a permuta de imóveis, que é a forma de contrato onde as partes se obrigam mutuamente a dar uma coisa por outra de valores equivalentes. ... Diferente da compra e venda, a permuta de imóveis não exige que o pagamento seja feito em dinheiro, mas, sim, através de bens equivalentes.
Como funciona o contrato de permuta?
A permuta é uma modalidade que pode ser aplicada a qualquer tipo de imóvel, seja ele casa, apartamento ou até mesmo terreno. Essa prática consiste basicamente na troca de um bem com valor equivalente em um imóvel, não exigindo que o pagamento seja feito em dinheiro.
Quando usar contrato de permuta?
“Na permuta um dos contratantes promete uma coisa em troca de outra, ou seja, uma parte se obriga a dar uma coisa por outra. Em melhor definição a troca é o contrato pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que não seja dinheiro”[3].
O que deve constar no contrato de permuta?
Quais cláusulas devem constar nesse tipo de documento?
- dados pessoais das partes que fazem parte da transação;
- valor de mercado dos imóveis;
- principais características do imóvel;
- endereço de onde eles estão localizados;
- valor dos tributos que incidem sobre os bens;
- data de entrega dos imóveis;
Qual a validade de um contrato de permuta?
Contrato de permuta de imóveis não registrado em cartório tem validade, diz STJ.
Como funciona a permuta de imóveis?
Segundo Victor Hugo Souza, a permuta é como se fossem duas vendas simultâneas. “O modelo de contratação é feito via escritura pública, que é levada para o cartório de registros de imóveis para que seja registrado na matrícula para passar o imóvel para o nome do novo proprietário. Também será pago o Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis (ITBI).
Como é o contrato de permuta?
Outro ponto é que o seu contrato é muito mais simples que um contrato de compra e venda de imóveis. Contudo, existe a possibilidade de um imóvel ter um valor de mercado superior, e seu proprietário exigir uma compensação na troca. Tudo vai depender da negociação entre as partes. Como deve ser o contrato de permuta?
Qual a permuta de imóveis descriminados?
OBJETO: permuta recíproca de imóveis a seguir descriminados: IMÓVEL 1, de propriedade do PERMUTANTE 1: (descrever o(s) imóvel (is) - de forma completa para sua perfeita identificação) IMÓVEL 2, de propriedade do PERMUTANTE 2: (descrever o(s) imóvel (is) - de forma completa para sua perfeita identificação)
Por que não faz permuta?
Portanto, nestes casos, normalmente não faz permuta”, diz o advogado. Segundo Victor Hugo Souza, a permuta é como se fossem duas vendas simultâneas. “O modelo de contratação é feito via escritura pública, que é levada para o cartório de registros de imóveis para que seja registrado na matrícula para passar o imóvel para o nome do novo proprietário.