Como é feito um contrato de seguro?
Índice
- Como é feito um contrato de seguro?
- O que caracteriza um contrato de seguro?
- Quais são os requisitos básicos de um contrato de seguros?
- Quais os tipos de contrato de seguro?
- São elementos subjetivos do contrato de seguro?
- Quais são os requisitos que devem conter em um contrato de seguro para que o mesmo tenha validade?
- Qual o conceito e natureza jurídica do contrato de seguro?
- Quais são as três principais características de um seguro?
- Quais os requisitos de validade do contrato?
- Qual é o contrato de seguro?
- Como pode ser celebrado o contrato de seguro?
- Como fazer a contratação de um seguro de vida?
- Como se prova o contrato de seguro?
Como é feito um contrato de seguro?
O contrato de seguro prova-se com a exibição da apólice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatório do pagamento do respectivo prêmio. A emissão da apólice deverá ser precedida de proposta escrita com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco.
O que caracteriza um contrato de seguro?
“O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra( segurado),mediante pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros previstos no contrato”.
Quais são os requisitos básicos de um contrato de seguros?
Requisitos - Objeto e boa-fé São dois: O risco ou um interesse segurável (objeto) e a boa-fé dos contratantes. No tocante ao risco, o artigo 757 dispõe que o pelo contrato de seguro pode-se "garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados".
Quais os tipos de contrato de seguro?
a) Específica - Somente em risco. b) Plúrima - Vários riscos em um mesmo contrato. c) Aberta - Risco se desenvolve ao longo da atividade.
São elementos subjetivos do contrato de seguro?
Os elementos básicos para formação de um contrato de seguro são divididos em objetivo e subjetivos. Os subjetivos são: o segurador, o segurado, o objeto do seguro e o prêmio. O elemento objetivo é o risco.
Quais são os requisitos que devem conter em um contrato de seguro para que o mesmo tenha validade?
O interesse a ser segurado, de acordo com o art. 757 do NCC, deverá ser legítimo, ou seja, há de estar em conformidade com a lei, o que não é uma característica específica deste contrato, já que todo e qualquer negócio jurídico, para ser válido, tem que ter objeto lícito (art. 82 CC e art. 104, I NCC).
Qual o conceito e natureza jurídica do contrato de seguro?
Pela interpretação do Direito Civil, a natureza jurídica do Contrato de Seguro é classificada como bilateral, oneroso, aleatório, formal, consensual, nominado, de adesão e de boa-fé. ... A Companhia de Seguros assume o compromisso e obrigação de indenizar seu cliente, o Segurado, por um risco que pode ou não ocorrer.
Quais são as três principais características de um seguro?
Trata-se de contrato (i) sinalagmático, que prescreve direitos e obrigações tanto para o segurado, quanto para o segurador; (ii) oneroso, por excelência, sendo a cobertura do interesse securitário dependente do pagamento, em dia, do prêmio pelo segurado; (iii) comutativo, sendo a prestação do segurador, representada ...
Quais os requisitos de validade do contrato?
Pela validade dos contratos, a vontade precisa ser livre, sem vícios. Além disso, os interessados devem ser plenamente capazes, conforme redige o Código Civil pela determinação daqueles que são incapazes. O objeto em questão do contrato, para sua validade, deve ser lícito, possível, determinado ou determinável.
Qual é o contrato de seguro?
O contrato de seguro é um acordo através do qual o segurador assume a cobertura de deter- minados riscos, comprometendo-se a satis- fazer as indemnizações ou a pagar o capital seguro em caso de ocorrência de sinistro, nos termos acordados.
Como pode ser celebrado o contrato de seguro?
O contrato de seguro pode ser celebrado por simples acordo entre o segurador e o tomador do seguro, sem necessidade de formalidades nem assinatura.
Como fazer a contratação de um seguro de vida?
No mais, para fazer a contratação de um seguro de vida são exigidos documentos como: outros documentos, que variam de acordo com o seguro — como informações sobre filhos, cônjuges e demais beneficiários do contrato, além de uma Declaração Pessoal de Saúde (DPS), que será analisada pela seguradora na hora de definir o valor da apólice.
Como se prova o contrato de seguro?
O contrato de seguro prova-se com a exibição da apólice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatório do pagamento do respectivo prêmio. A emissão da apólice deverá ser precedida de proposta escrita com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco.