Como fazer um contrato de aluguel em cartório?
Como fazer um contrato de aluguel em cartório?
Segundo o blog da Compare, para efetivar o registro, é preciso ir até um Cartório de Registro de Imóveis e apresentar o contrato de locação já assinado, com as cláusulas de direitos e deveres de ambas as partes. As informações serão incluídas na matrícula do Registro do Imóvel, por meio de averbação.
Qual a importância de ter um contrato registrado em cartório?
Percebe-se a importância de se ter um contrato bem definido e registrado em cartório. Este registro servirá como uma segurança entre todos os envolvidos. Sempre faça um contrato claro e objetivo, evitando assim conflitos que poderiam resultar em brigas judiciais, prevenindo as partes de prejuízos e da perda de tempo.
Como fazer o registro do contrato de aluguel?
Porém, no caso de imóveis, a garantia deve ser averbada na matrícula do imóvel para ter eficácia perante terceiros. Assim, apesar de não ser obrigatório, o registro do contrato de aluguel é fundamental para resguardar os direitos das partes, trazendo mais segurança jurídica para todos os envolvidos.
Como fazer um contrato de aluguel residencial?
Esse contrato é baseado em diversas leis brasileiras, como o Código Civil e a Lei nº 8.245/91 (lei do inquilinato) e ter um contrato Oficial completo na mão feito de acordo com a Nova Lei do Inquilinato é raro hoje em dia. Preencher contrato agora! 3. Como fazer um Contrato de Aluguel Residencial simples?
Qual é o contrato de aluguel?
O contrato de aluguel é o documento responsável por regularizar e estipular todas as regras da negociação, como prazo, valor, condições do bem, direitos e deveres das partes e outros pontos fundamentais para essa relação.