Como montar corpo de prova?

Índice

Como montar corpo de prova?

Como montar corpo de prova?

Para a moldagem dos corpos de prova, se faz uma prévia mistura do concreto já amostrado para garantir a sua uniformidade. Posteriormente, o concreto é introduzido dentro do molde, tendo a quantidade de camadas e golpes para adensamento definidos de acordo com a NBR 5738:2015.

Quantos corpos de prova moldar?

De acordo com Hugo Alexandre, engenheiro da Sim Engenharia, a construtora deve moldar 6 corpos de prova por lote de caminhão entregue em obra. Dessa forma, verifica-se a resistência de 100% do concreto que chega a obra.

Quando romper corpo de prova?

Até a idade de ensaio, os corpos-de-prova devem ser mantidos em processo de cura úmida ou saturada (...). As faces de aplicação de carga dos corpos-de-prova (topos inferior e superior) devem ser rematadas (...).

Quantos corpos de prova por betonada?

A amostragem do concreto para ensaios de resistência à compressão deve ser feita dividindo-se a estrutura em lotes. Constituído de pelo menos 2 corpos-de-prova da mesma betonada, moldados no mesmo ato, para cada idade.

Como armazenar corpo de prova de concreto?

Durante pelo menos as primeiras 24 h, para corpos de prova cilíndricos, e 48 h, para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.

Qual a dimensão do corpo de prova?

Por acordo internacional, sempre que possível um corpo de prova deve ter 10 mm de diâmetro e 50 mm de comprimento inicial. Não sendo possível retirada de um corpo de prova deste tipo, deve-se adotar um corpo com dimensões proporcionais a essas. Dimensões padronizadas podem ser encontradas nas normas como ASTM E8M.

Quais são os corpos de provas?

Primeiramente, a construtora precisará moldar seis corpos de prova por lote de caminhão entregue na obra. Os corpos de provas de 10×20 são para o teste de resistência contra compressão, já os de 14×30 são para testes de elasticidade.

Quais as propriedades do corpo de prova?

Estas propriedades (Ex. limite de elasticidade, de resistência, alongamento, etc.) são afetadas pelo comprimento do corpo de prova, pelo seu formato, pela velocidade de aplicação da carga e pelas imprecisões do método de análise dos resultados do ensaio. Para padronizar: Utiliza-se as NORMAS

Quais são as etapas de análise dos corpos de prova?

O número e as etapas de análise dos corpos de prova podem variar conforme as exigências de cada projeto.

Postagens relacionadas: