Como fazer curativo dreno?
Índice
- Como fazer curativo dreno?
- Como fazer curativo de dreno de Penrose?
- Como limpar o dreno da cirurgia?
- Quais os cuidados de enfermagem com dreno de penrose?
- Qual a melhor maneira de cuidar do dreno?
- Por que devemos retirar o dreno?
- Como diminuir o débito do dreno?
- Quando é possível tomar banho com o dreno?
Como fazer curativo dreno?
a) O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado. b) O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.
Como fazer curativo de dreno de Penrose?
Limpar o dreno e a pele ao redor, com soro fisiológico; Colocar uma gaze na região inferior do dreno, isolando-o da pele; O dreno de Penrose deve ser tracionado em cada curativo (exceto quando contra -indicado).
Como limpar o dreno da cirurgia?
Na maioria dos casos é possível tomar banho com o dreno, porém não se deve molhar o curativo da ferida, porque aumenta o risco de infecção. Assim, caso o dreno esteja no tórax ou abdômen, por exemplo, pode-se tomar banho da cintura para baixo e depois passar uma esponja na região de cima para limpar a pele.
Quais os cuidados de enfermagem com dreno de penrose?
Para evitar depósitos de fibrina que possam obstruir seu lúmen, o dreno de penrose deve ser observado e mobilizado a cada 12 horas, ou seja, tracionado em cada curativo (exceto quando contraindicado), cortado seu excesso e recolocado o alfinete de segurança estéril, usando luva esterilizada.
Qual a melhor maneira de cuidar do dreno?
Por isso, uma das melhores formas de cuidar do dreno é manter-se calmo e repousar, tal como indicado pelo médico. Além disso caso seja preciso levar o dreno para casa é muito importante registrar a cor e a quantidade de líquido que é eliminada para informar o enfermeiro ou o médico, para que esses profissionais possam avaliar a cicatrização.
Por que devemos retirar o dreno?
Não devemos retirar nem tracionar o dreno sem autorização prévia do médico assistente. Fechar o clamp (trava) no momento que for esvaziar o dreno. Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema). Perguntar a paciente se ela sente dor no local da inserção do dreno.
Como diminuir o débito do dreno?
Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora. Colocar um fita adesiva ao lado da graduação do frasco. Sempre registrar o aspecto do líquido (Ex: seroso, sero-hemático, hemático, purulento). Inspeção e troca diária do curativo.
Quando é possível tomar banho com o dreno?
Normalmente o dreno é retirado quando parar de sair secreção e caso a cicatriz não apresente sinais de infecção como vermelhidão e inchaço. Assim, o tempo de permanência com o dreno varia com o tipo de cirurgia, podendo variar entre poucos dias até algumas semanas. 3. É possível tomar banho com o dreno?