O que é um currículo no processo ensino-aprendizagem?

Índice

O que é um currículo no processo ensino-aprendizagem?

O que é um currículo no processo ensino-aprendizagem?

O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender.

O que é o currículo e quais as suas implicações na educação?

De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.

Quais são os tipos de currículos educacionais?

Existem três tipos de manifestações de currículo: Currículo Formal (prescrito); Currículo Real (em ação); Currículo Oculto (implícito).

Como vamos fazer a introdução do seu currículo?

Agora vamos fazer juntos cada seção do seu currículo. Pularemos a introdução por enquanto, porque é mais fácil fazê-la no final (prometo que chegaremos lá). Começaremos pela seção que os recrutadores olham primeiro, portanto a mais importante:

Qual o significado do currículo?

O currículo (palavra que vem do latim Curriculum Vitae e significa carreira de vida) tornou-se um documento imprescindível na hora de solicitar, por exemplo, trabalho ou uma bolsa de estudo.

Qual a concepção do currículo?

Nessa concepção, o currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e viabilizam a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo suas finalidades. Assim, pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar.

Como elaborar um currículo escolar?

Para elaboração de um currículo escolar devemos levar em consideração as vertentes caracterizadas pela: ontologia (trata da natureza do ser); epistemologia (define a natureza dos conhecimentos e o processo de conhecer); axiologia (preocupa-se com a natureza do bom e mau, incluindo o estético).

Postagens relacionadas: