Como fazer decompositores?

Índice

Como fazer decompositores?

Como fazer decompositores?

Cascas de frutas, restos de alimentos e cascas de ovos são alguns exemplos de materiais que podem ser decompostos para virar adubo. O processo de decomposição pode ser feito na sua propriedade de maneira simples e ecológica.

Precisa por água na composteira?

O sistema da composteira não pode receber água e calor, pois irá acarretar em fermentação e gerar gases como metano entre outros, e esses gases irão exalar o mau cheiro. Essa exposição à chuva e ao sol irá causar também desequilíbrio no pH do sistema da composteira.

Como funciona a composteira caseira?

A composteira caseira é formada por três caixas de plásticos empilhadas e interligadas por pequenos furos feitos ao fundo. A caixa inferior serve para escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico. Nesta caixa existe uma torneira que serve para a coleta deste material.

Como é feita a compostagem?

A compostagem é um processo simples, económico e ecologicamente sustentável. Aproveite alguns restos de comida e aparas de jardim e faça o seu próprio fertilizante. A compostagem, processo de transformação de resíduos orgânicos em composto, já é feita em grande escala nalguns municípios.

Por que a composteira caseira é contaminante?

As minhocas utilizam os furos para migrar para a caixa de cima, quando o processamento de todo o material chaga ao fim. Isso significa que ou composto já está pronto pra ser utilizado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o chorume formado na composteira caseira não é contaminante.

Como depositar a pilha de compostagem?

Deposite-o num local de fácil acesso, em cima da terra, para facilitar a drenagem da água e a entrada de microrganismos benéficos do solo na pilha de compostagem. Em locais de clima seco, com temperaturas mais elevadas, coloque-o debaixo de uma árvore, para que a sombra evite a secagem e o aquecimento excessivo do composto.

Postagens relacionadas: