O que é o demonstrativo do fluxo de caixa?

Índice

O que é o demonstrativo do fluxo de caixa?

O que é o demonstrativo do fluxo de caixa?

Um deles é o Demonstrativo Financeiro de Fluxo de Caixa (DFC), que se trata de um relatório contábil, onde são detalhadas todas as informações referentes à movimentação de dinheiro durante certo período. ...

Como fazer uma demonstração de fluxo de caixa?

Métodos de elaboração da DFC Enquanto o método direto consiste na apresentação dos fluxos de caixa por meio de seus valores brutos, o método indireto determina que esses fluxos devem ser demonstrados a partir do lucro líquido. Ah, com o devido ajuste de contas que afetam o resultado, como amortização e depreciação.

Quais os métodos de fluxo de caixa?

A Demonstração de Fluxo de Caixa pode ser feita usando o fluxo de caixa direto e indireto. Ambos os métodos tomam como ponto de partida a análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial, com a inclusão de algumas informações adicionais.

Como fazer uma demonstração de fluxo de caixa direto?

Lembrando que a demonstração de fluxo de caixa direto leva em consideração os valores brutos, então, não faça quaisquer descontos. Caso deseje integrar novas informações não tem problema, afinal, cada negócio tem suas peculiaridades, porém, cuidado para não “poluir” muito a sua planilha de fluxo de caixa (demonstração).

Qual o objetivo da demonstração de fluxo de caixa?

Um dos principais objetivos da Demonstração de Fluxo de Caixa consiste em detalhar a origem dos recursos que a empresa possui, bem como a maneira que eles foram utilizados. É importante destacar que, apesar de em seu nome constar, especificamente, o fluxo de caixa, esse demonstrativo não relata apenas o fluxo de caixa.

Como funciona o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa tem exatamente a função de ajudar com isso. Ele controla todos os valores que entram, sendo eles todos os pagamentos de clientes, vendas e outros; mas também, todos os valores que saem, como pagamento de funcionários, compra de materiais, reposição de estoque, e vários outros.

Qual a demonstração de fluxo de caixa indireta?

A demonstração de fluxo de caixa indireta se caracteriza pelo fato de partir do lucro líquido, para assim encontrar os gastos e demais informações. Assim, dentre os ajustes/descontos temos como exemplo a depreciação, amortização, exaustão e até provisões.

Postagens relacionadas: