Como ocorre a anemia do tipo por deficiência de membrana?
Índice
- Como ocorre a anemia do tipo por deficiência de membrana?
- Como o RDW pode auxiliar na diferenciação de uma anemia?
- Porque se deve avaliar ferritina serica em pacientes adultos em risco e ou tratamento de anemia ferropriva?
- O que caracteriza uma anemia com boa resposta medular?
- Como ocorre a anemia por deficiência de G6PD?
- Qual a importância do RDW?
- Porque os pacientes com talassemia β podem apresentar sobrecarga de ferro nos tecidos?
- Qual a etiologia da anemia?
- Quais os valores normais da anemia?
- Qual é o diagnóstico diferencial da anemia?
Como ocorre a anemia do tipo por deficiência de membrana?
Ocorre quando há destruição precoce das hemácias mediada por auto-anticorpos fixados a antígenos da membrana eritrocitária que determina uma série de reações em cascata terminando na lise dessas células (hemólise intravascular), além de fagocitose pelo sistema macrofagocítico (hemólise extravascular).
Como o RDW pode auxiliar na diferenciação de uma anemia?
O RDW, um índice de anisocitose eritrocitária, representa a heterogeneidade de distribuição do tamanho das hemácias, diferenciando aquelas anemias com uma população homogênea de eritrócitos, entre elas a talassemia menor e anemia de doença crônica, daquelas que apresentam uma população heterogênea (anemia ferropriva).
Porque se deve avaliar ferritina serica em pacientes adultos em risco e ou tratamento de anemia ferropriva?
A presença de anemia e de ferritina sérica menor que 12 ng/mL praticamente confirma o diagnóstico de anemia ferropênica; entretanto, como a ferritina é uma proteína de fase aguda, seus valores podem estar elevados quando há deficiência de ferro no organismo; por exemplo, pacientes com infecção, inflamação ou câncer ...
O que caracteriza uma anemia com boa resposta medular?
Anemias - Classificação Quanto à Resposta da Medula Óssea. Quanto a regeneratividade, as anemias são classificadas em apenas dois tipos: Regenerativa: quando a produção de eritrócitos pela medula óssea mantém-se normal; Arregenerativa: quando a produção de eritrócitos é prejudicada.
Como ocorre a anemia por deficiência de G6PD?
A deficiência de G6PD torna o eritrócito suscetível ao estresse oxidativo, o que diminui a sobrevida dos eritrócitos. A hemólise ocorre depois de estresse oxidativo, comumente após febre, infecção bacteriana ou viral aguda e cetoacidose diabética .
Qual a importância do RDW?
O índice de RDW é geralmente utilizado para identificar os diferentes tipos de anemia. Em conjunto com as outras medidas do hemograma, como o VCM, HCM e CHCM, o RDW é possível identificar a anemia, e iniciar o tratamento mais eficaz.
Porque os pacientes com talassemia β podem apresentar sobrecarga de ferro nos tecidos?
Isso acontece porque a medula óssea sofre um aumento de até 30 vezes em seu tamanho normal, comprometendo a formação da parte rígida (mineral) dos ossos.
Qual a etiologia da anemia?
A anemia não é um diagnóstico; é a manifestação de uma doença de base (ver Etiologia da anemia ). Sendo assim, mesmo que moderada, a anemia assintomática deve ser investigada para que o problema primário possa ser diagnosticado e tratado. Geralmente, há suspeita de anemia é levantada pela anmense ou pelo exame físico.
Quais os valores normais da anemia?
Em lactentes, os valores normais variam com a idade, sendo necessário o uso de tabelas relacionadas à idade (ver tabela Valores específicos à idade para hemoglobina e hematócrito ). A anemia não é um diagnóstico; é a manifestação de uma doença de base (ver Etiologia da anemia ).
Qual é o diagnóstico diferencial da anemia?
O diagnóstico diferencial (e a causa da anemia) pode então ser refinado de acordo com os resultados dos exames. A anemia não é um diagnóstico, é a manifestação de um distúrbio de base. Sendo assim, mesmo que moderada, a anemia assintomática deve ser investigada para que o problema primário possa ser diagnosticado e tratado.