O que é um depósito de patente?

Índice

O que é um depósito de patente?

O que é um depósito de patente?

Patente é uma propriedade temporária, legalmente concedida pelo Estado, sobre uma invenção ou modelo de utilidade. É uma forma de reconhecimento do esforço inventivo e, por isso, garante ao seu proprietário direitos exclusivos sobre sua invenção.

Como posso depositar um pedido de patente?

O depósito do pedido de patente pode ser efetuado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Os pedidos deverão ser solicitados através de formulários específicos, (Depósito de Pedido de Patente ou de Certificado de Adição ou o de Modelo de Utilidade).

O que deve conter no pedido de uma patente?

O pedido de patente deverá conter: (1) conteúdo técnico - relatório descritivo, quadro reivindicatório, listagem de sequências (se for o caso, para pedidos da área biotecnológica), desenhos (se for o caso) e resumo; (2) requerimento de depósito (código de serviço 200); e (3) comprovante do pagamento da guia de ...

Onde posso obter exemplos de pedidos de patentes?

No portal do INPI podem ser obtidos exemplos de pedidos de patentes.

O que é uma patente?

Considera-se Patente um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente.

Como fazer um pedido de patente?

Aprenda qual o processo para pedir a proteção de sua invenção através de patente

  1. Verifique se seu produto é patenteável. Nem tudo pode ser patenteado. ...
  2. Faça uma busca. ...
  3. Escreva um pedido de patente. ...
  4. Deposite o pedido. ...
  5. Solicite o exame de sua patente. ...
  6. Peça sua carta-patente. ...
  7. Pague todas as taxas.

Quanto custa uma patente de produto?

Quanto custa registrar uma patente? O custo do depósito inicial do pedido de registro é bastante acessível e, pelo site do INPI, pode ser de R$ 70,00.

Qual é a estrutura de uma patente?

2.1 Estrutura do Documento para Pedido de uma Patente Um pedido de patente completo consiste em uma petição contendo dados do titular/inventor, relatório descritivo, resumo, reivindicações e guia de recolhimento. Se aplicável, desenhos e uma listagem de seqüências devem ser também incluídos.

Quais são os tipos de patente?

Embora se utilize o termo patente de forma genérica, patentes no Brasil só existem dois tipos de patentes no Brasil (Patente de Invenção e Modelo de Utilidade). Dentro da Propriedade Industrial, existem outras formas de proteger as invenções como as marcas, desenho industrial, programa de computador e cultivares.

Como ter a patente de um produto?

Ter a patente de um produto significa ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, (i) o produto objeto de patente ou (ii) processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

Quando você pode pedir a patente?

Os prazos são contados a partir do dia em que você pediu a patente, ou seja, o dia do depósito do seu pedido. Você também pode pedir para o INPI dar uma opinião preliminar (utilizando o código 276) sobre seu pedido, avaliando se ele tem chances de se tornar uma patente, mesmo antes do exame oficial ser feito.

Qual o processamento do seu pedido de patente?

Em cada uma dessas etapas, novos documentos podem ser exigidos. Entenda mais detalhes sobre o processamento do seu pedido em Acompanhamento do Pedido de Patente. Confira também o fluxo detalhado de um pedido de patente. Lembre-se: é responsabilidade exclusivamente sua acompanhar o andamento do pedido.

Como pagar as anuidades de sua patente?

Lembre-se também que você precisará pagar as anuidades do seu pedido a partir do 24° mês contado da data de depósito. Se sua patente for concedida, você deverá continuar pagando as anuidades até o final da validade da patente. O pedido ou a patente podem ser arquivados por falta de pagamento de alguma anuidade.

Postagens relacionadas: