Quais são os tipos de Síndrome de Down?
Índice
- Quais são os tipos de Síndrome de Down?
- Quais as principais características da Síndrome de Down?
- Quais os sintomas de um bebê com Síndrome de Down?
- Como saber o grau de Síndrome de Down?
- Como saber se o bebê tem síndrome de Down na ultrassom?
- Qual o grau mais leve da síndrome de Down?
- Qual o percentual de síndrome de Down?
- Qual a Linha do bebê com síndrome de Down?
- Quais são os sinais mais comuns da síndrome de Down?
- Por que nascem crianças com síndrome de Down?
- Qual o tratamento multidisciplinar para a síndrome de Down?
Quais são os tipos de Síndrome de Down?
Síndrome de Down – Tipos e Como Lidar
- Trissomia Livre – Tipo mais comum da síndrome de down, a trissomia livre atinge 92% dos casos das crianças portadoras da alteração. ...
- Mosaicismo – Já um tipo mais raro da síndrome, atinge cerca de 2 a 4% das crianças.
Quais as principais características da Síndrome de Down?
Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 (síndrome de Down) estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular.
Quais os sintomas de um bebê com Síndrome de Down?
1. Características físicas
- Rosto arredondado;
- Olhos em formato de amêndoa, puxadinhos para cima;
- Manchas brancas na parte colorida dos olhos;
- Nariz pequeno e ligeiramente achatado;
- Boca pequena mas com língua maior que o normal;
- Orelhas mais baixas que o normal;
- Pescoço curto;
- Apenas uma linha na palma da mão;
Como saber o grau de Síndrome de Down?
Não existe exame para ver o grau da Síndrome de Down, pois não existe graus para essa síndrome. Não existe um exame para verificar o nível da Síndrome de Down, o que existe é o "exame do cariótipo" para confirmação da síndrome.
Como saber se o bebê tem síndrome de Down na ultrassom?
Atualmente, o teste mais comum é feito entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez por meio de ultrassom. Nele, o médico mede a quantidade de um líquido atrás do pescoço do bebê chamado translucência nucal. Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar uma maior quantidade de dessa substância.
Qual o grau mais leve da síndrome de Down?
Não existem graus da síndrome de Down. O que podemos notar é que apesar das semelhanças entre as crianças e todas as pessoas com síndrome de Down, elas também apresentam diferenças.
Qual o percentual de síndrome de Down?
Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.
Qual a Linha do bebê com síndrome de Down?
Muitos bebês com Down têm uma linha única que atravessa a palma da mão na horizontal, em vez de formar o “M” tradicional (no linguajar médico, a "prega palmar única"). Os médicos costumam verificar as mãozinhas dos recém-nascidos para ver se esse tipo de linha está presente, o que pode indicar a síndrome.
Quais são os sinais mais comuns da síndrome de Down?
Quais são os sinais mais comuns da síndrome de Down? As crianças que nascem com síndrome de Down possuem características específicas, que podem variar conforme o caso. O bebê pode nascer com músculos e articulações menos tonificadas que outros bebês, mas isso pode melhorar conforme ele cresce.
Por que nascem crianças com síndrome de Down?
Por outro lado, a maioria das crianças com Down nasce de mulheres mais novas, já que é uma idade em que são, na média, mais férteis. O que se sabe é que não há culpados. Não há nada que se possa fazer antes ou durante a gravidez que previna a síndrome de Down. Ela existe em todas as raças, classes sociais e países do mundo.
Qual o tratamento multidisciplinar para a síndrome de Down?
Um tratamento multidisciplinar alinhado com o apoio da família é o primordial para uma criança com a síndrome de Down. O que não pode ser confundido com os graus e níveis são os três tipos de síndrome de Down, que não determinarão o grau da síndrome, apenas serão importantes para aconselhamento genético.