Como acabar com eflorescência?
Índice
- Como acabar com eflorescência?
- Como prevenir a eflorescência?
- O que é eflorescência e como resolver?
- O que é eflorescência em piso?
- Como tratar eflorescência no concreto?
- Como prevenir a lixiviação do concreto?
- Como evitar e remover eflorescências em estruturas de concreto?
- O que é eflorescência do concreto?
- Qual diferença de lixiviação e eflorescência?
- Como ocorre a eflorescência?
- Como evitar o surgimento de eflorescência?
- Como remover a eflorescência da superfície?
- Por que a eflorescência é perigosa?
Como acabar com eflorescência?
No caso da eflorescência já ter aparecido, deve-se realizar a limpeza com ácido acético em paredes e fachadas e observar o nível de água e se ele é recorrente. A fim de eliminar a causa, deve-se corrigir com um dreno, no caso de piscinas.
Como prevenir a eflorescência?
Como impedir que a eflorescência aconteça?
- Colocar uma manta impermeável sobre o solo e sob o revestimento;
- Utilizar cerâmica esmaltada de boa qualidade e argamassa colante;
- Empregar aditivos impermeabilizantes que fazem com que a argamassa e o concreto absorvam menos água;
O que é eflorescência e como resolver?
A eflorescência é uma espécie de depósito de cristais provenientes de sais que estavam dissolvidos na água e que, após sua evaporação, formam manchas na superfície.
O que é eflorescência em piso?
A eflorescência é uma das patologias mais recorrentes no cimento, caracterizada pelo surgimento de manchas brancas – também conhecidas como depósitos cristalinos esbranquiçados – na superfície do revestimento, comprometendo a aparência.
Como tratar eflorescência no concreto?
“A solução mais adotada para resolver eflorescências é a utilização de materiais impermeabilizantes sobre substratos com argamassa de revestimento sem cal”, comenta Sahade.
Como prevenir a lixiviação do concreto?
Existem algumas maneiras de se prevenir esse fenômeno, mas a principal é na preparação do concreto e na qualidade do mesmo. Uma diminuição da água na relação água/cimento e um bom adensamento aumentam a impermeabilização do concreto, diminuindo as possibilidades de ocorrência da lixiviação nesse tipo de peças.
Como evitar e remover eflorescências em estruturas de concreto?
Para reduzir a suscetibilidade da estrutura às eflorescências, uma medida válida é optar por concreto dosado com cimentos com baixos teores de álcalis, como aqueles com adição de escória ou pozolanas. “Esses produtos apresentam menor quantidade de hidróxido de cálcio após o endurecimento do concreto ou da argamassa.
O que é eflorescência do concreto?
A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.
Qual diferença de lixiviação e eflorescência?
A lixiviação faz parte do processo do surgimento da eflorescência, porque consiste no acúmulo de hidróxido de cálcio na superfície. ... A lixiviação é o fenômeno de entrada de água dentro do concreto, dissolvendo o Ca(OH)2 e Mg(OH)2, presentes no cimento, e trazendo-os até a superfície.
Como ocorre a eflorescência?
Quando na superfície, os hidróxidos de cálcio e magnésio reagem com o CO2 do ar, sofrendo a reação de carbonatação, transformando-se nos sais, que com a evaporação da água, formam-se as manchas brancas que chamamos de eflorescência. Ou seja, a lixiviação torna possível a ocorrência das eflorescências.
Como evitar o surgimento de eflorescência?
Para evitar o problema com o surgimento de eflorescência é recomendado que se utilize cimentos mais resistentes, como o CPIII e o CPIV – que possuem menor reserva alcalina em função do alto teor de pozolana, o que acaba diminuindo as chances da eflorescência aparecer.
Como remover a eflorescência da superfície?
Como remover a eflorescência da superfície? Os ácidos sulfâmico e acético podem ser usados para remover as manchas, porém é preciso consultar a quantidade e a forma correta de utilização para não manchar mais ou corroer as superfícies. Após o uso do ácido é essencial lavar o local com água abundante até que todo o excesso do produto seja retirado.
Por que a eflorescência é perigosa?
A eflorescência por si só não representa nenhum risco ao desempenho da estrutura a ela associada. O único desconforto gerado é meramente estético, embora possa aparentar que o concreto ou o outro elemento esteja sendo consumido.