Como fazer diagnóstico Psico-pedagógico?

Índice

Como fazer diagnóstico Psico-pedagógico?

Como fazer diagnóstico Psico-pedagógico?

Alguns passos da Sequência Diagnóstica

  1. Entrevista com o (a) professor (a) e com a equipe escolar;
  2. Entrevista com os pais;
  3. Sessões lúdicas centradas na aprendizagem;
  4. E.O.C.A.
  5. Complementação com provas e testes;
  6. Desenhos e jogos;
  7. Testes Projetivos Psicopedagógicos;
  8. Avaliação da leitura e da compreensão leitora;

O que é diagnóstico Psico-pedagógico?

Aborda etapas, características e instrumentos finalizando com o relato de um caso real. A especificidade do diagnóstico e tratamento psicopedagógico consiste no fato de que existe um objetivo a ser alcançado: a eliminação do sintoma – os obstáculos na aprendizagem.

São elementos do diagnóstico Psico-pedagógico?

O diagnóstico psicopedagógico é visto como um momento de transição, um passaporte para a intervenção, devendo seguir alguns princípios, tais como: análise do contexto e leitura do sintoma; explicações das causas que coexistem temporalmente com o sintoma; obstáculo de ordem de conhecimento, de ordem da interação, da ...

Qual é o último passo do diagnóstico Psico-pedagógico institucional?

O processo no qual o diagnóstico psicopedagógico institucional é utilizado tem perspectiva de flexibilidade e reversibilidade, já que acontece no contínuo do seu movimento: enquanto avaliamos os sintomas com olhar investigativo já produzimos mudanças que se tecem na relação com o profissional da Psicopedagogia.

Qual é o objetivo do diagnóstico Psico-pedagógico?

A avaliação psicopedagógica tem como objetivo situar os recursos utilizados e as dificuldades da criança no processo de apropriação do conhecimento. Pretende-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem e adaptação escolar.

Para que serve o diagnóstico Psico-pedagógico?

18) o objetivo básico do diagnóstico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social. ... Para RUBINSTEIN (1996, p.

Quais são os parâmetros que devemos levar em consideração no diagnóstico Psico-pedagógico?

Alguns parâmetros são facilmente identificados como: formação cultural, classe sócio-econômica, idade cronológica, exigência familiar, exigência escolar, relação entre conteúdos escolares e o desenvolvimento de estruturas de pensamento, exigências escolares durante a alfabetização e a psicogênese da leitura e da ...

O que o psicopedagogo precisa observar no contexto do diagnóstico clínico para realizar seu trabalho?

2 O Psicopedagogo Clínico Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.

Como funciona o diagnóstico psicopedagógico?

O diagnóstico psicopedagógico constitui-se de momentos diferenciados, mediante necessidades específicas de cada caso, estruturando-se obedecendo a uma sequência, como temos Weiss 92007) propõe a seguinte sequência de diagnóstico a ser modificadda segundo as necessidades de cada caso: Devolução – Encaminhamento.

Qual é a avaliação psicopedagógica?

A avaliação psicopedagógica e (ou) neuropsicopedagógica são entendidas como o processos técnico-científicos de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos relacionados a aprendizagem.

Qual a função do psicopedagogo?

O psicopedagogo assim como o neuropsicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. Numa linha terapêutica a função é tratar a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas.

Quais são os deveres do psicopedagogo e neuropsicopedagogo?

Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicopedagogo e neuropsicopedagogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, a segurança dos dados assim como o alcance das informações.

Postagens relacionadas: