Qual são os ciclos da água?
Qual são os ciclos da água?
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
Quais são as principais interferências humanas no ciclo da água?
A água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.
O que é o ciclo hidrológico da água?
O ciclo da água, também comumente conhecido como ciclo hidrológico, descreve a existência e o movimento contínuo da água sobre, dentro e acima da Terra. A água da Terra está sempre em movimento e sempre mudando de estado, de liquido para vapor, depois para gelo e novamente de volta para seu estado inicial.
Como se desenvolve o ciclo da água?
O ciclo da água se desenvolve através dos fenômenos da evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. A evaporação consiste na passagem do estado líquido da água para seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.
Como ocorre o ciclo da água no terrário?
Além disso, é importante ressaltar que a transpiração e a evaporação eliminam água no estado gasoso, que se condensa ao chegar no papel, assim como ocorre no ciclo da água na formação das nuvens. Perceba que, no terrário, existe um pequeno ecossistema, com vários processos ecológicos importantes como o ciclo da água ocorrendo de maneira simultânea.
Qual a distribuição da água na natureza?
A água, indispensável para a manutenção da vida, é encontrada na natureza e está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.
Como ocorre a condensação da água?
Na condensação, a água passa do estado gasoso para o estado líquidA. Por exemplo, as nuvens, gotículas de água líquida suspensas no ar. Quando o vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas que dão forma às nuvens ou ao nevoeiro.