Como acabar com a ferrugem da goiaba?

Índice

Como acabar com a ferrugem da goiaba?

Como acabar com a ferrugem da goiaba?

Os fungicidas à base de tebuconazole, isolado ou em mistura com o oxicloreto de cobre, são eficientes para o controle da ferrugem da goiabeira; Quatro pulverizações são suficientes para controlar a doença em épocas de maior epidemia da ferrugem.

Como acabar com as pragas da goiabeira?

O controle da broca-da-goiabeira precisa ser efetuado anualmente. A forma de executar esse processo é raspar a superfície do tronco com escovas ou luvas grossas até retirar os excrementos que a larva usa para se esconder. Uma vez exposto o inseto, pincela-se a região com solução de carbaryl e fungicida cúprico.

Como tratar doenças nas folhas da goiaba?

Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.

Qual o melhor inseticida para goiaba?

- Manejo adotado pelos produtores de goiaba Para o gorgulho (Conotrachelus psidii), utiliza- se o Inseticida Folidol®. Para controle de besouro amarelo, o produtor utiliza o inseticida Provado®, que também é indicado para o Psilídeo que estava muito presente na área.

O que causa a ferrugem nas plantas?

O fungo Puccinia spp. é o agente causal da ferrugem em várias espécies vegetais, como plantas olerícolas e gramíneas de importância econômica. Quando a doença ocorre em áreas que apresentam condições climáticas favoráveis, causa severas perdas por atacar todas as partes verdes da planta.

O que fazer para acabar com o bicho da goiaba?

Descubra o que fazer para evitar o problema É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.

Quais são as pragas da goiabeira?

Sua larva (o bicho-da-goiaba), branca, vermiforme e de cabeça escura, é a principal praga da cultura, podendo compro- meter até cem por cento da produção. Trinta dias após o froresci- mento, faz-se o desbaste e o ensaca- mento dos frutos como método cultu- ral de combate à praga.

Como evitar um problema de ferrugem?

Portanto, nesta temporada, deve-se irrigar o solo ou substrato e molhar menos as folhas, principalmente se a doença esteve presente no local anteriormente. O tempo quente e úmido é a temporada perfeita da ferrugem para atacar, e pode ser difícil de eliminar. Mas, como sempre, é mais fácil evitar um problema do que consertar um.

Quais são os sinais de ferrugem?

Os primeiros sinais de ferrugem são pequenos pontos ou manchas nas folhas que variam em cor de laranja a marrom-ferrugem, marrom-amarelo, roxo e vermelho. Se não for tratada, as manchas aumentam e se transformam em grandes “pústulas” de aspecto irregular.

Por que a ferrugem afeta as plantas?

A ferrugem também é uma doença que pode prejudicar suas plantas. Mas não é apenas uma doença; na verdade, é um grupo de doenças fúngicas que atacam muitos tipos diferentes de plantas, incluindo – mas não limitadas a – rosas, lírios, cravos, crisântemos, feijões, laranjas, tomates, pinheiros, abetos e ciprestes.

Qual a causa da goiabeira?

Uma das principais doenças da goiabeira é a ferrugem-da-goiabeira (Puccinia psidii). Ela pode provocar grande redução na quantidade de flores e frutos. Os sintomas da enfermidade são manchas necróticas circulares e o aparecimento de pequenas pontuações amareladas, lembrando um pó amarelo

Postagens relacionadas: