Como realizar um estudo epidemiológico?
Índice
- Como realizar um estudo epidemiológico?
- O que é um estudo de incidência?
- O que é um estudo analítico?
- O que é um estudo primário?
- O que é um estudo de coorte?
- O que é um estudo descritivo e analítico?
- O que é um estudo observacional analítico?
- Quais os tipos de estudos epidemiológicos?
- Quais são as noções básicas da epidemiologia?
- Quais são os ensaios de pesquisa em epidemiologia?
- Qual a definição da epidemiologia?
Como realizar um estudo epidemiológico?
Além dos aspectos abordados, é importante lembrar que o desenvolvimento de um estudo epidemiológico envolve, pelo menos, seis etapas:
- definição dos objetivos;
- escolha do delineamento adequado, segundo a viabilidade do estudo e os recursos disponíveis;
- identificação da população de estudo;
O que é um estudo de incidência?
Estudos de Incidência medem quantas pessoas ficaram doentes (novos casos). Fatores Positivos: Fácil desenvolvimento e econômico, muito útil em saúde pública, para avaliar e planejar programas de controle de doenças.
O que é um estudo analítico?
Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. ... Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos.
O que é um estudo primário?
Estudos primários correspondem a investigações originais, que constituem a maioria das publicações encontradas nos periódicos médicos. Estudos secundários são os que procu- ram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com o registro resumido de achados que são comuns a eles.
O que é um estudo de coorte?
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
O que é um estudo descritivo e analítico?
Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.
O que é um estudo observacional analítico?
Os delineamentos observacionais analíticos tentam quantificar a relação entre dois fatores, ou seja, o efeito de uma exposição sobre um desfecho. Estes incluem estudos observacionais do tipo caso-controle, de coorte e estudos populacionais transversais.
Quais os tipos de estudos epidemiológicos?
Tipos de estudos epidemiológicos. Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
Quais são as noções básicas da epidemiologia?
Noções básicas da epidemiologia 139 estabelecer medidas preventivas; \\u0017 auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; \\u0017 gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; \\u0017 estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.
Quais são os ensaios de pesquisa em epidemiologia?
DESENHOS DE PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA ESTUDOS DE INTERVENÇÃO -Os Ensaio Clínicos Randomizados (ECR) - são ensaios quantitativos, comparativos e controlados nos quais os investigadores estudam os efeitos (desfecho, resultado) de uma mais intervenções numa série de indivíduos selecionados aleatoriamente.
Qual a definição da epidemiologia?
Epidemiologia: definição e objetivos A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.21