Como elaborar o fluxo de caixa pelo método indireto?

Índice

Como elaborar o fluxo de caixa pelo método indireto?

Como elaborar o fluxo de caixa pelo método indireto?

Método Indireto Um exemplo clássico é a depreciação que apesar de afetar o lucro líquido não representa um desembolso de caixa, portanto esse valor é “estornado”, ajustando o lucro. Então na elaboração da DFC pelo método indireto, começamos pelo Lucro Líquido apresentado na DRE (+) transações que não envolvam o caixa.

Como criar um fluxo de caixa indireto?

O fluxo como o conhecemos, com o registro de valores de entradas e saídas do caixa, é uma maneira de controlar o financeiro de forma direta. Um método semelhante, mas visto de um ângulo diferente, é o fluxo de caixa indireto. Antes de criar um fluxo de caixa indireto...

Quais são os métodos de fluxo de caixa?

Ambos são derivados da análise da Demonstração do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial, acrescidos de algumas informações adicionais. No orçamento empresarial, é indicada a apuração dos dois métodos de fluxo de caixa.

Como Usar um demonstrativo de fluxo de caixa?

Mas como primeiro passo, recomendo o uso de um Demonstrativo de Fluxo de Caixa para conquistar um controle e gestão das suas receitas e despesas ao mesmo tempo garantindo uma visão de lucratividade mensal e anual.

Como funciona o fluxo de caixa direto?

No fluxo de caixa direto, o grupo das atividades operacionais é composto pelas movimentações de entrada e saída, apuradas através das diversas contas a pagar e a receber do Balanço Patrimonial, em conjunto com a Demonstração do Resultado do Exercício.

Postagens relacionadas: