Pode fazer inventário com menor?

Índice

Pode fazer inventário com menor?

Pode fazer inventário com menor?

Inventário pode ser feito extrajudicialmente mesmo com filhos menores de idade. A Justiça de São Paulo autorizou que um inventário seja feito extrajudicialmente, mesmo havendo filhos menores de idade. ... Contudo, o procedimento só pode ser feito em cartório se não envolver filhos menores de idade ou incapazes.

Como fazer inventário com herdeiro menor?

Assim, havendo herdeiro menor, o inventário, de bens deixados por pessoa falecida, deve ser feito pela via judicial. No inventário judicial, o juiz deve seguir a ordem estabelecida no artigo 617, do Código de Processo Civil, para a nomeação de inventariante.

Tem como fazer inventário só de um bem?

É admissível o inventário com partilha parcial, embora vedada a sonegação de bens no rol inventariado, justificando-se a não inclusão do (s) bem (ns) arrolado (s) na partilha".

Quem representa o menor no inventário?

Com efeito, os filhos menores são postos sob o regime de tutela uma vez falecidos os pais (CC, art. 1.728, I), sendo certo que a nomeação de tutor compete aos pais, podendo ser estabelecida pela via do testamento ou por qualquer outro ato autêntico (CC, art. 1.729, parágrafo único).

O que acontece quando alguém não concorda com o inventário?

Se um dos herdeiros não concorda com a descrição ou com a partilha sugerida, o inventário somente se concluirá com uma sentença judicial, acatando um esboço apresentado pelo partidor judicial, o qual, em regra, apenas faz encerrar um inventário e deixa os herdeiros, todos, em condomínio civil, o que não resolve as ...

É possível fazer inventário extrajudicial quando há herdeiro incapaz?

Para realização de inventário e partilha extrajudicial, todos os herdeiros devem ser maiores e capazes. ... Resposta: A existência de um herdeiro interditado impede a realização de inventário e partilha extrajudicial.

Como fazer inventário com herdeiro incapaz?

Por exemplo, se houver herdeiro incapaz, o inventário deve ser judicial, mesmo havendo concordância entre todos os herdeiros. É válido ressaltar que a incapacidade civil de um filho com doença mental, não impede a pessoa de ser herdeira, nesse caso, devendo ser nomeado um curador ou tutor conforme o caso.

Como fazer inventário só de um carro?

Esse procedimento exige a intervenção de um advogado para que sejam listados todos os bens do falecido. Mesmo quando a propriedade é única, como a posse de um veículo, ainda se faz necessário o registro.

Quando o herdeiro e menor?

Quando da presença de herdeiro menor de idade, sem a possibilidade de emancipação, o Inventário precisa ser realizado na via judicial. ... O representante legal deste herdeiro deverá realizar um pedido de alvará judicial no processo de Inventário para levantamento dos valores mediante comprovação da necessidade.

Qual o prazo para abrir o inventário?

Pode ser judicial ou extrajudicial (feita em cartório, quando não há testamento, herdeiros menores ou incapazes e quanto todos estão de acordo). Prazo para abrir o inventário. ATENÇÃO, as informações sobre prazo e multa, indicados em algumas matérias, estão confusas.

Quando o inventário é menor de idade?

Desse modo, quando qualquer um dos herdeiros é menor de idade, o inventário será realizado de maneira judicial e deverá ser fiscalizado pelo Ministério Público, que irá garantir que os interesses do menor estão sendo resguardados. Assim, sempre que houver qualquer mudança no processo, o Ministério Público deverá ser acionado sob pena de nulidade.

Qual a validade do inventário?

Assim, se houver testamento, o processo será judicial. Além disso, será preciso identificar a validade do documento e, inclusive, se a divisão está de acordo com a lei. Contudo, caso não exista testamento, o inventário poderá ser realizado tanto judicialmente quanto extrajudicialmente.

Quais são as formas legais de inventário?

Esta é a maneira mais conhecida dentre as formas legais. Aqui, todo o caso é resolvido através do poder judiciário. Além disso, este tipo de inventário pode ser tanto consensual quanto litigioso. Neste caso, mesmo com o consenso entre vocês, o processo deve ser judicial porque o falecido deixou testamento.

Postagens relacionadas: