O que é um glossário histórico?

Índice

O que é um glossário histórico?

O que é um glossário histórico?

Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos. Tradicionalmente um glossário aparece no final de um livro e inclui termos citados que o livro introduz ao leitor ou são incomuns.

Como escrever um glossário?

Para escrever um glossário, será preciso identificar os termos no texto principal que precisarão estar nele. Depois, crie definições para esses termos e formate o glossário de forma que fique claro e fácil de ler. Determine o público alvo. Ao escrever para um grupo de colegas na mesma área, não há necessidade de definir cada palavra.

Quais são os tipos de glossário?

Em obras literárias os glossários também são úteis para explanar certos neologismos construídos pelo autor e que não seria viável elucidar os significados no decorrer do texto, pois isso prejudicaria sensivelmente o ritmo da leitura. Em determinados trabalhos de caráter acadêmico ou científico, podemos encontrar outro dos tipos de glossário.

Por que não incluir o glossário em seu glossário?

É importante salientar que o glossário é um elemento pós-textual opcional, ou seja, caso não queira inclui-lo em seu trabalho, isso não o prejudicará. Para se fazer um glossário ou tipo de dicionário de palavras especificas, o estudante deverá seguir algumas regras. Sempre lembrando que as regras devem estar dentro das normas para glossário ABNT.

Qual o significado de um glossário?

Um exemplo de glossário se vê no final da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Porém, não se deve usar um glossário como pretexto para traduzir descuidadamente ou sem significado. A tradução mesma deve comunicar a mensagem do original da maneira mais completa possível. O Conteúdo de Um Glossário

Postagens relacionadas: