Quais medicamentos causam hiperpigmentação?
Índice
- Quais medicamentos causam hiperpigmentação?
- Como diminuir a hiperpigmentação da pele?
- O que pode causar hiperpigmentação?
- Qual vitamina aumenta e qual diminui a melanina na pele?
- O que fazer para recuperar a melanina da pele?
- O que causa a falta de pigmentação na pele?
- Por que a pele perde o seu pigmento?
- Como é feita a despigmentação da pele?
- Por que o pigmento afeta a pele?
- Como contribuem para a coloração da pele?

Quais medicamentos causam hiperpigmentação?
Medicamentos e metais pesados que podem causar hiperpigmentação incluem os seguintes:
- Amiodarona.
- Hidroquinona.
- Medicamentos antimaláricos.
- Antibióticos tetraciclinas.
- Fenotiazinas.
- Alguns medicamentos para quimioterapia contra o câncer.
- Alguns antidepressivos tricíclicos.
Como diminuir a hiperpigmentação da pele?
O tratamento vai depender da identificação da causa ou origem da hiperpigmentação. Podem ser utilizados cremes com ativos que reduzem a formação de melanina, filtros solares, peelings químicos e lasers.
O que pode causar hiperpigmentação?
As causas mais comuns de hiperpigmentação focal incluem lesão, inflamação, fitofotodermatite, lentigos, melasmas, efélides, máculas café-com-leite e acantose nigricante. As causas mais comuns de hiperpigmentação generalizada incluem melasma, fármacos, cânceres e outras doenças sistêmicas.
Qual vitamina aumenta e qual diminui a melanina na pele?
– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele. Além disso, ele protege as células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da elasticidade da epiderme – explica a nutricionista Simone Bach.
O que fazer para recuperar a melanina da pele?
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
O que causa a falta de pigmentação na pele?
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
Por que a pele perde o seu pigmento?
Por vezes, a pele perde o seu pigmento, após sofrer de algumas doenças de pele, como as vesículas, úlceras, queimaduras ou infeções cutâneas. Contudo, nestes casos, a pele pode recuperar a pigmentação. Até lá, pode sempre usar cosméticos capazes de disfarçar estas manchas cutâneas.
Como é feita a despigmentação da pele?
A despigmentação da pele através de tratamento estético é muito utilizada para retirar manchas da pele, como manchas solares, hiperpigmentação causada por cicatrizes, terapias hormonais entre outras. Esse tratamento é baseado na esfoliação da pele de forma mecânica e/ou química.
Por que o pigmento afeta a pele?
Carateriza-se por uma quantidade reduzida de pigmento. Normalmente, afeta apenas pequenas áreas da pele e deve-se a um processo inflamatório prévio da pele. Em casos raros, pode estar relacionado com uma doença hereditária.
Como contribuem para a coloração da pele?
Contribuem, no entanto, para a coloração da pele, pigmentos exógenos amarelos, que são os carotenóides e também o tom vermelho dado pela hemoglobina oxigenada ...