Como podemos transformar um jogo competitivo em um jogo cooperativo?
![Como podemos transformar um jogo competitivo em um jogo cooperativo?](https://i.ytimg.com/vi/nCIuaceUfNc/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDLGZWaPUNQby7Ba-RnvYqsf72YUQ)
Como podemos transformar um jogo competitivo em um jogo cooperativo?
Basta mudar o objetivo e adaptar algumas regras. Por exemplo, como nos jogos competitivos o objetivo é ganhar a partida, para adaptá-lo em cooperativo, o objetivo deve ser outro: pode ser jogar pelo prazer de jogar ou a união de todos para realizar uma tarefa.
Quais são as vantagens dos jogos cooperativos?
Hoje em dia, os jogos cooperativos têm uma grande visibilidade e tornaram-se tendência na área de Educação Física. Isso ocorre por conta de diversos estudos que mostram as vantagens dos jogos cooperativos em relação aos jogos competitivos tradicionais.
Quais são os exemplos de jogo colaborativo?
São inúmeros exemplos possíveis. Qualquer forma lúdica ou simbólica de cumprimento de uma meta coletiva pode ser compreendido como um jogo colaborativo. Sendo assim, separamos alguns exemplos que podem se reproduzidos ou inspirar novas atividades.
Qual o objetivo do Esporte cooperativo?
1. Esporte Cooperativo Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias. Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.
Como funciona a cooperação esportiva?
Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação: Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe.