Como fazer um laudo para SPDA?

Como fazer um laudo para SPDA?
Para obter o laudo de vistoria SPDA, é preciso contratar uma empresa especializada do setor de Proteção contra Descargas Atmosféricas. O serviço avalia a condição das hastes, isoladores, luz piloto, entre outros componentes do para-raios.
Como verificar a necessidade da instalação de um SPDA?
Porém, alguns casos a necessidade de instalação são evidentes, como:
- locais de grande afluência de público;
- locais que prestam serviços públicos essenciais;
- áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
- estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
- estruturas de valor histórico ou cultural.
Como saber se precisa de SPDA?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
Qual a validade do laudo?
Validade do Laudo 15 a 16 00 02-08-16 Inspeção de Entrega de Obra Marcelo Paulino Ismael Rezende Ansel Lankman Re v. Data Descrição Elaborado Verificado Aprovado Ansel Lancmanengenheiro civil
Quando deve ser feita a inspeção de um SPDA?
A inspeção de um SPDA deve ser feita durante a construção da estrutura, após a instalação do sistema, após alterações ou reparos ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica. Além disso]
Quais são as obrigatoriedades legais para emissão do laudo?
As obrigatoriedades legais para emissão do laudo vão além da ABNT NBR 5419. A NR10 também versa sobre o tema, exigindo, além do laudo de SPDA, também o laudo de aterramento e o PIE (prontuário de instalações elétricas).
Qual a função do SPDA?
A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas. Vale ressaltar que nem sempre o sistema é totalmente eficiente, mas ele reduz os riscos consideravelmente.