O que é o processo de desmineralização e remineralização?
Índice
- O que é o processo de desmineralização e remineralização?
- Como tratar a desmineralização dos dentes?
- O que é remineralização dos dentes?
- Como ocorre o processo de desmineralização?
- Como o fluoreto de cálcio age no auxílio da remineralização?
- Quais são os fatores que influenciam a desmineralização?
- O que causa a desmineralização do dente?
- Quando ocorre a remineralização do dente?
- O que é remineralização do solo?
O que é o processo de desmineralização e remineralização?
A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.
Como tratar a desmineralização dos dentes?
Basta mergulhar os dentes numa solução contendo cálcio, fosfato e cloreto de potássio (veja quadro ao lado). “Isso estimula a remineralização [reconstrução] do dente”, conta Sally Marshall, autora do estudo.
O que é remineralização dos dentes?
A remineralização pode ser definida como qual- quer ganho pela superfície dental que ocorra atra- vés da deposição de minerais na porção desmine- ralizada dos tecidos duros3. Ela não somente interrompe o processo de desmineralização, como também repara as lesões cariosas incipientes.
Como ocorre o processo de desmineralização?
A desmineralização primeiramente ocorre no esmalte e depois, na dentina, quando os dentes sofrem ação de alimentos ácidos, tais como: refrigerantes, energéticos, frutas cítricas como limão e abacaxi em excesso.
Como o fluoreto de cálcio age no auxílio da remineralização?
Depósitos de fluoreto de cálcio podem ficar retidos por meses liberando traços de fluoretos durante períodos de queda do pH, mantendo constante a concentração do mesmo na cavidade bucal, além de aumentar a resistência do dente aos ataques ácidos e potencializar a remineralização.
Quais são os fatores que influenciam a desmineralização?
E quais os fatores de risco?
- Fatores genéticos: a hereditariedade influencia em cerca de 70 % da massa óssea.
- Idade da menopausa (menopausa antes dos 40 anos de idade)
- Tabagismo.
- História de fraturas (fraturas de baixo impacto)
- Peso corporal (muito baixo ou obeso)
- Uso prolongado de medicamentos a base de corticosteroides.
O que causa a desmineralização do dente?
O odontologista destaca alguns fatores que influenciam nesse processo, como a instalação de cáries, uso de escovas de dentes duras, excesso de força na escovação, traumas dentários, ranger e apertamento dos dentes, causados por quadros de bruxismo.
Quando ocorre a remineralização do dente?
No pH abaixo de 5.5, a saliva fica subsaturada de íons cálcio e fosfato e o dente perde minerais (desmineraliza). Tal processo de desmineralização/remineralização, também conhecido como “DES-RE”, é fisiológico e a cárie é ocasionada quando ocorre um desequilíbrio nessas reações bioquímicas.
O que é remineralização do solo?
Também conhecida como Rochagem, a remineralização do solo é uma prática agrícola que incorpora pó-de-rocha ao solo com o objetivo de diversificar as fontes minerais de macro e micronutrientes de forma lenta e contínua para as plantas.