Como realizar um levantamento florístico?

Como realizar um levantamento florístico?
O levantamento florístico é um inventário qualitativo e quantitativo das árvores. Ele se apresenta em forma de relatório ou planilha e nele deve estar contido o nome popular e científico de cada espécie, além de algumas medições básicas, como altura, diâmetro, estado sanitário, geolocalização, etc.
Como fazer transecto?
Um desses métodos é o transecto vegetacional. Consiste em caminhar ao longo de uma linha (transecto), de preferência predeterminada, registando, em pontos equidistantes, as espécies mais próximas desses pontos. Desta forma obtêm-se abundâncias relativas das espécies registadas.
O que é Levantamento Arbóreo?
Um levantamento arbóreo busca listar todas as espécies com DAP (diâmetro a altura do peito) superior a 5 cm existentes em determinada área a fim de se conhecer a história e o desenvolvimento econômico da região estudada.
Qual a importância do inventário levantamento florístico e fitossociológico?
Os Inventários Florísticos e Fitossociológicos têm finalidade mais qualitativa do que quantitativa, trazendo informações sobre interações entre as comunidades vegetais em determinada área. Já os Inventários Florestais são projetos mais amplos e robustos, especialmente no que tange a quantificação.
O que é Transecção linear?
Consiste em caminhar ao longo de uma linha (transecto), de preferência predeterminada, registando, em pontos equidistantes, as espécies mais próximas desses pontos.
O que é um transecto?
Transecto deve ser o termo utilizado. Trata-se de uma palavra de âmbito especializado que significa «linha ou secção através de uma faixa de terreno, ao longo da qual são registadas e contabilizadas as ocorrências do fenómeno que está a ser estudado» dicionário da Porto Editora, na Infopédia.