O que é uma petição judicial?
O que é uma petição judicial?
Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito. Por meio dela, o indivíduo acessa o Poder Judiciário e o provoca a atuar no caso concreto, gerando uma decisão que substitui a vontade das partes.
Como pedir desculpas para o juiz?
Peça desculpas imediatamente, procure (humildemente) apresentar razões que possam justificar seu erro, e por fim apresente sua proposta de paz. Mas atenção: se o assunto envolver dinheiro, tome bastante cuidado ao redigir a carta. Não hesite em pedir desculpas pelo ocorrido, mas não admita culpa.
O que é petição é para que serve?
No meio jurídico, a petição é um instrumento utilizado pelo advogado com o objetivo de conseguir uma decisão favorável dada pelo juiz. ... Neste sentido mais amplo, uma petição tem o mesmo significado de um abaixo-assinado, podendo ser resumida como um documento contendo uma solicitação coletiva.
Qual o procedimento para o pedido de alvará judicial?
O procedimento para o pedido de Alvará Judicial é previsto na chamada jurisdição voluntária, nos termos dos artigos 719 e seguintes do Novo Código de Processo Civil ( NCPC ), pelo fato de não haver, nestes processos, um litígio.
Que créditos estão sujeitos à recuperação judicial?
Créditos sujeitos a Recuperação Judicial. Os créditos que estão sujeitos à recuperação judicial estão elencados no artigo 49 da Lei 11.101/05. Em regra, são todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não estejam vencidos. Mas vale salientar que alguns créditos foram excluídos da recuperação judicial, sendo eles:
Como realizar depósitos judiciais?
Os depósitos judiciais são projetados para salvaguardar os interesses daqueles que poderiam ser afetados caso você não cumpra suas obrigações. Quando você está envolvido em um processo judicial, você tem um número de obrigações para os outros envolvidos nesse caso, e por esse motivo, você pode precisar realizar um depósito judicial.