O que é preciso para fazer um orçamento de obra?
O que é preciso para fazer um orçamento de obra?
Passo a passo do orçamento de obra
- Crie um projeto executivo e um memorial descritivo do projeto. ...
- Considere os serviços a serem executados com base em uma composição de preço específica. ...
- Considere custos diretos e indiretos. ...
- Calcule impostos, taxas e lucro desejado. ...
- Calcule o BDI. ...
- Determine o preço de venda.
Como calcular custo de mão de obra na construção civil?
informe-se sobre o valor do CUB no seu Estado, de acordo com o mês vigente, o tipo de construção e os acabamentos; multiplique a área correspondente à totalidade do empreendimento pelo valor do CUB; some o resultado da multiplicação da área total do empreendimento com o CUB ao valor total aplicado na obra.
Por que o orçamento de mão de obra se desmembra?
Justamente por essa variação ampla dentro de um cronograma de obra, é que o orçamento de mão de obra se desmembra em diferentes categorias, entre as quais você pode ver abaixo: presente nos Custos Unitários Diretos dos serviços numa obra; presente nas Despesas Indiretas, como um dos componentes do BDI (que são os Bonificação e Despesas Indiretas).
Como fazer um orçamento de obra?
Para muitas pessoas, fazer um orçamento de obra é apenas ir às lojas e realizar um levantamento de preço. Mas não é tão simples assim. Quando se trata de obras da construção civil, itens como mão de obra, equipamentos e gastos com água, luz e combustível – em cada etapa do serviço – precisam ser levados em conta.
Qual o custo de mão de obra?
Custo de mão de obra = salário x [1+ (Leis Sociais + Encargos Complementares)] Assim, vale a pena reforçar a importância da composição de Custos Unitários da obra, pois é a partir dela que o orçamentista conseguirá se aprofundar com precisão nos cálculos.
Como calcular a mão de obra?
Na confecção desse documento, o orçamento para calcular a mão de obra é uma das etapas mais importantes, pois compreende uma enorme fatia de todo o tempo produtivo de um projeto.