Como fazer um POP Anvisa?
Como fazer um POP Anvisa?
O POP deve trazer instruções sequenciais para a execução de tarefas que devem ser realizadas no dia a dia, atividades rotineiras. É muito importante que o consultor de alimentos conheça essas legislações e tenha as mesmas com ele, impressas ou em um tablet, notebook para que possa consultar sempre que precisar.
O que deve ter em um POP?
O que deve conter um POP?
- Nome;
- Objetivo;
- Documentos de referências (manuais, ITs, processos ou outros procedimentos );
- Local de aplicação;
- Siglas (caso houver);
- Descrição das etapas da tarefa e de seus executores e responsáveis;
- Fluxograma;
Qual o tipo de produto utilizado no pop?
Além do tipo de produto utilizado, é preciso citar no POP ainda a concentração deste produto que será utilizado em cada operação, o principio ativo, como também se haverá a necessidade de alterar a temperatura do produto para melhor ação e remoção de sujidades.
Qual é o objetivo de um pop?
Um POP tem o objetivo de se padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo. Ou seja, um POP coerente garante ao usuário que a qualquer momento que ele se dirija ao estabelecimento, as ações
Quais são os pop's?
POPs devem conter : Instruções sequenciais das operações frequência de execução Identificação dos responsáveis pelas atividades nome, o cargo e ou a função dos responsáveis pelas atividades. Os POP's devem ser: Aprovados, datados e assinados pelo responsável Acessíveis aos funcionários e à autoridade sanitária.
Qual o tipo de superfície a ser higienizada no pop?
Deve ser citado o tipo de superfície a ser higienizada de cada tipo de equipamento e móvel, pois para cada tipo de superfície é usado um tipo de produto específico, que também deve ser citado no POP.