O que é preciso para fazer um planejamento tributário?

Índice

O que é preciso para fazer um planejamento tributário?

O que é preciso para fazer um planejamento tributário?

Como fazer um planejamento tributário: passo a passo

  1. 1 – Coleta de dados. ...
  2. 2 – Análise da natureza jurídica e enquadramento. ...
  3. 3 – Estudo e escolha do regime tributário. ...
  4. 4 – Elaboração do plano tributário. ...
  5. 5 – Revisão e ajustes do planejamento tributário.

Por que fazer um planejamento tributário?

O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal.

Quais são as etapas do planejamento tributário?

Antes de começarmos a descrever as fases, você precisa entender que existem 4 tipos diferentes de planejamento tributário, sendo eles:

  • estratégico;
  • operacional;
  • preventivo;
  • corretivo.

Quais os elementos caracterizadores do planejamento tributário?

Essencialmente, um Planejamento Tributário assertivo está alicerçado por três grandes pilares: uma Contabilidade bem feita, um Propósito Negocial evidenciado e Premissas consistentes.

O que faz o planejamento tributário?

Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.

Porque o planejamento tributário é tão importante no Brasil?

O planejamento tributário é uma estratégia para reduzir a carga tributária de uma empresa em conformidade com a lei. ... Considerando a onerosidade da carga tributária brasileira, o planejamento tributário se torna uma ótima maneira de reduzir despesas de uma empresa.

O que é planejamento tributário nas empresas?

Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.

O que não pode ser considerado como planejamento tributário?

fraude, simulação com intenção de dolo.

Como funciona o planejamento tributário?

Logo, qualquer economia é bem-vinda! O planejamento tributário funciona de forma preventiva, já que ajuda a eliminar os erros contábeis. Assim, também fica mais fácil evitar autuações e a imposição de multas pelo Fisco por deixar de pagar algum tributo obrigatório.

Como fazer o planejamento tributário sozinho?

Portanto, determine: metas, prazos, cronograma, pessoal, operações necessárias, cenários, custos com a aplicação do plano, materiais e tudo o mais que for necessário. Não é viável tentar fazer o planejamento tributário sozinho, já que é necessário ter um conhecimento aprofundado da legislação e contabilidade.

Como entender o plano tributário de uma empresa?

No caso do plano tributário de uma empresa, a ideia é entender a incidência de impostos sobre suas operações, buscando pagar o mínimo possível de tributos, dentro da lei, sem afetar suas atividades. Por isso, conhecer as regras tributárias é fundamental para ampliar as possibilidades de atuação da empresa.

Qual a melhor solução para diminuir a carga tributária?

A melhor solução é contar com um serviço de contabilidade qualificado e especializado em atender pequenas empresas. Assim, é possível garantir que a diminuição da carga tributária seja feita dentro da lei e sem apresentar riscos ao seu negócio. Cumprir as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio pode ser mais simples do que você imagina.

Postagens relacionadas: