Quais são as análises utilizadas no processo de seleção de pessoal?
Índice
Quais são as análises utilizadas no processo de seleção de pessoal?
A avaliação comportamental e psicológica é fundamental em determinados casos de Recrutamento e Seleção. Algumas características como capacidade analítica, raciocínio lógico, atenção concentrada, liderança e afetividade são características que devem ser avaliadas pelos critérios de uma função.
O que devemos observar no processo de seleção de pessoal?
Algumas das etapas principais de processos de recrutamento e seleção padrão são as seguintes:
- análise de necessidades;
- prospecção dos candidatos;
- triagem de currículos;
- entrevistas;
- testes e provas técnicas;
- entrevista de seleção;
- verificação de dados;
- comunicação da escolha da empresa.
Qual a importância do processo de seleção de pessoas?
Assim, o futuro colaborador não se torna apenas mais um funcionário, mas uma peça fundamental e valiosa para o avanço da empresa. Qual a importância do processo de seleção de pessoas?
Por que passar por um processo seletivo?
Passar por um processo seletivo nem sempre é fácil. O desejo de conquistar, e muitas vezes precisar de determinado cargo, pode nos fazer ter mil e um pensamentos. Dúvidas angustiantes como: enviei meu currículo para a empresa e ainda não me retornaram, devo ligar? Será que vão me chamar para uma entrevista de emprego?
Quais são as técnicas para o processo de seleção?
As técnicas que simulam as circunstâncias das rotinas do trabalho também são ótimas ferramentas para o processo de seleção. Os candidatos devem interagir e participar ativamente das atividades, o que contribui para identificar como eles reagiriam às situações comuns do ambiente da empresa. Essas técnicas podem ser aplicadas por meio de:
Qual é a seleção de pessoas?
Segundo Chiavenato, a seleção de pessoas é o processo que busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes nas organizações, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização, ou seja, preservar ou enriquecer o capital intelectual da organização.