Como fazer um reconto criativo?
Índice
- Como fazer um reconto criativo?
- O que é um reconto?
- Porque recontar histórias?
- Qual a importância de contar e recontar história?
- Como trabalhar o reconto em sala de aula?
- Qual o objetivo da criança Recontar a história?
- Por que fazer o reconto de histórias?
- Como reescrever um conto?
- Como fazer um cronograma de reconto?
- Quando terminar o enredo da história?
Como fazer um reconto criativo?
Muito conteúdo para lembrar? Calma, os resumos estão aí para isso!
- Leia e releia o texto. ...
- Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto. ...
- Organize as ideias principais. ...
- Escreva o texto com suas palavras.
O que é um reconto?
1. Acto ou efeito de recontar; narrativa. 2. O segundo conto da lança no reverso da haste.
Porque recontar histórias?
Quanto ao reconto oral de histórias, este permite à criança expressar-se de forma criativa e emotiva, bem como a chance para exteriorizar as suas ideias do seu jeito, aumentando a motivação, a literacia e as competências orais.
Qual a importância de contar e recontar história?
A contação de história no desenvolvimento escolar e cognitivo favorece, aguça e ativa o conhecimento da criança por meio do imaginário, do criar e recriar, do conte outra vez. ... Ser contador de histórias é sonhar acordado, é viajar pelo mundo encantado e levar seus ouvintes ao mundo irreal, ao mundo do imaginário.
Como trabalhar o reconto em sala de aula?
Solicite que os/as alunos/as tragam de casa diferentes contos. Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito.
Qual o objetivo da criança Recontar a história?
É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois desencadeia o imaginário infantil, estimulando o intelecto e a formulação de hipóteses, desenvolvendo assim o potencial e as habilidades da mesma.
Por que fazer o reconto de histórias?
Por que fazer o reconto é tão importante na Educação Infantil? O reconto de histórias possibilita às crianças utilizarem expressões e palavras tal como aparecem na narrativa do livro
Como reescrever um conto?
Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito. Ordene as imagens de um conto em sequência dos fatos e reescreva abaixo das imagens o conto.
Como fazer um cronograma de reconto?
Sendo assim, faça um cronograma de modo que, em cada reunião, um ou dois docentes tragam uma gravação do reconto feito por meninos e meninas de suas turmas. Se o uso de vídeo não for possível, sugira que eles registrem por escrito a maneira exata como a criança falou, usando inclusive as mesmas expressões.
Quando terminar o enredo da história?
A história tem que terminar quando o personagem principal cumprir (ou não conseguir cumprir) o seu objetivo. Por exemplo: se o personagem quer ser rico, pode ser que ele passe por diversas situações inusitadas para comprar um bilhete de loteria. Ele vai vencer? Se sim, termine o enredo no momento em que ele ouve os resultados vencedores da aposta.