Como fazer recurso adesivo?

Índice

Como fazer recurso adesivo?

Como fazer recurso adesivo?

O recurso adesivo é interposto mediante petição dirigida ao juiz a quo contendo a identificação do processo em que a sentença foi prolatada, os fundamentos de fato e de direito e o pedido de nova decisão.

Como funciona o recurso adesivo?

O que é recurso adesivo Ao existir sucumbência recíproca a partir de uma decisão judicial, caso uma das partes recorra com uma apelação, a outra parte também poderá interpor apelação sobre a original, aderindo a segunda à primeira. Essa manobra jurídica é chamada, portanto, de recurso adesivo.

O que é um recurso ordinário adesivo?

O recurso adesivo, embora não seja um recurso específico, é um meio de impugnação que permite a parte contrária recorrer quando já não pretendia mais, quando já estava conformada com a situação anterior. Portanto, trata-se sim de um recurso, visto que tem como finalidade a reforma da decisão.

Qual o significado do recurso adesivo?

Significado de Recurso adesivo. Recurso adesivo é uma modalidade recursal através da qual uma parte que não pretendia recorrer de uma decisão judicial, só recorre porque a outra parte recorreu. Em termos técnicos, o recurso adesivo não é um recurso, mas sim um modo especial de interpor outros recursos existentes na legislação brasileira.

Qual o prazo para apresentação do recurso adesivo?

Acerca do prazo para apresentação, aplicam-se ao recurso adesivo as regras dos arts. 180, 183, 1 do CPC, ou seja, dispõem de contagem em dobro o Ministério Público, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública, e os litisconsortes com diferentes procuradores (de escritórios diversos e apenas em processos não eletrônicos).

Qual a admissibilidade do recurso adesivo?

Em suma, o recurso adesivo é aquele manejado pela parte que tendia a não impugnar a decisão, aceitando-a tal como estava, porém, o faz de forma adesiva pela impugnação da outra parte. Demais requisitos de admissibilidade exigidos para a generalidade dos recursos.

Por que o recurso adesivo é subordinado ao recurso principal?

O recurso adesivo é subordinado ao recurso principal. Isso significa que, se a parte que recorreu primeiro desistir do recurso ou se o mesmo não for admitido, o recurso adesivo não prosseguirá para julgamento. Art. 997. Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.

Postagens relacionadas: